Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
12/03/2009
< Enfeitando documentos >

Que tal criar um documento como o da figura com o Word do Office 2007 usando apenas os recursos corriqueiros do programa? É mais fácil do que parece. Senão, vejamos...

Carregue o Word e abra um novo documento. Tecle ENTER uma ou duas vezes para abrir um espaço no alto do documento e deixe o cursor de edição no início da linha.

Comece pelos quatro triângulos que formam os cantos. Que, na verdade, são o mesmo triângulo em quatro diferentes posições e arranjos e se não parecem triângulos é porque estão parcialmente escondidos pelos cantos de uma “caixa de texto” inserida sobre eles, como logo veremos. Mas onde conseguir um triângulo com uma ilustração abstrata no Word?

Não sei. Mas como conseguir um quadrado eu sei: procurando entre as imagens disponíveis na coleção de ilustrações oferecidas pelo programa e denominada “Clip-art”. Passe para a Faixa de Opções “Inserir” e clique no ícone “Clip-art” (o segundo da esquerda para a direita no grupo “Ilustrações”) para abrir o painel “Clip-art” à direita da tela. Entre com “abstrato” (assim mesmo, porém sem aspas”) na caixa “Procurar por”, deixe as outras duas caixas como estão e clique em “Ir”. Você será brindado com mais de uma centena de miniaturas de desenhos em arte abstrata. Percorra a coleção acionando o elevador da borda direita do painel e escolha aquele que mais lhe agradar. Um clique duplo sobre ele inserirá a figura no local do cursor.

O problema é que a figura é demasiadamente grande. Para reduzi-la às dimensões adequadas selecione a imagem clicando sobre ela, mova o cursor para cima do pequeno círculo que marca seu canto inferior direito até que assuma a forma de uma seta dupla inclinada, prema o botão principal do mause e arraste o canto da figura até que ela assuma o tamanho conveniente.

Neste ponto, você terá um quadrado no canto superior esquerdo do documento. Mas precisamos de um triângulo. Selecione o quadrado para forçar o aparecimento da entrada “Ferramentas de imagem” na barra título e clique nela para abrir sua Faixa de Opções. Nela, acione a entrada “Forma de imagem”. Aparecerá um painel com diversos formatos. No segundo conjunto, “Formas básicas”, há um pequeno triângulo. Clique nele e seu quadrado imediatamente assume o formato triangular. Pronto, temos nosso canto triangular.

Clique nele, acione a combinação de teclas “Ctrl+C” para copiá-lo na Área de Transferência e acione três vezes seguidas a combinação “Ctrl+V” para colá-lo no documento para criar quatro triângulos iguais na mesma linha. Clique entre o segundo e o terceiro e tecle ENTER tantas vezes quantas necessárias para mover os dois últimos triângulos para a extremidade inferior do documento (cuja altura é de sua escolha). Depois clique entre os dois triângulos do alto da página para colocar o cursor de edição entre eles e tecle ESPAÇO para mover o segundo para o canto superior esquerdo. Repita o procedimento com os dois triângulos de baixo da página. Agora teremos quatro triângulos, um em cada canto do documento.

Três deles não estão na posição desejada. Vamos corrigir isto. Selecione o primeiro, abra novamente a Faixa de Opções  “Ferramentas de imagem”, procure pela entrada “Girar” e acione-a tantas vezes quantas necessárias até que o tirângulo fique na posição correta. Repita com os outros dois. Você terá quatro triângulos limitando seu documento.

O corpo do documento será formado por uma caixa de texto simples. Para isto abra a faixa de opções “Inserir”, clique em “Caixa de Texto” e escolha o primeiro modelo para inserir uma caixa de texto no local do cursor. Com o mause, arraste cada canto da caixa para o centro de cada triângulo, criando o efeito de moldura. Pronto. Agora é escolher uma fonte adequada de tamanho conveniente e dar o seu recado...

 

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]