Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
26/03/2009
< Conhecendo a própria máquina >

Por acaso você sabe qual a marca, modelo e características de sua UCP? Qual a marca, capacidade e frequência de operação de cada um de seus módulos de memória? Qual a marca, modelo e características de sua controladora de vídeo? E de sua placa-mãe com seu “chipset”? E, sobretudo, por que razão você haveria de querer saber tudo isto? Bem, começando pelo final, razões não faltam. Por exemplo: a necessidade de fornecer informações precisas no caso de um pedido de assistência técnica por telefone ou de comprar um módulo de mesmas características para substituir (ou complementar, no caso da memória) algum componente.
E como descobrir tudo isto (e muito mais) sem abrir seu gabinete? Fácil. Pois há programas que fazem isso, e muito bem. Para começar: se sua placa-mãe for Intel e de fabricação recente, certamente foi fornecida com um CD contendo, além dos drivers e quejandas, um programa denominado “Intel Desktop Utilities” (que, se não veio com a placa ou extraviou-se, pode ser obtido gratuitamente em < http://www.intel.com/design/motherbd/software/idu/ >). A figura ao alto e à esquerda mostra a janela do programa com informações resumidas, mas um clique em “Detail” leva a informações detalhadas sobre todos os itens. E, melhor: o programa pode ser ajustado para rodar permanentemente em segundo plano e permanecer monitorando o estado dos principais componentes, avisando se algum deles (por exemplo: temperatura interna) exceder os limites de segurança estabelecidos. Uma “mão na roda”...
Se a placa não é Intel ou se você desejar consultar fontes adicionais e mais completas, sugiro o programa CPU-Z da CPUID, também gratuito e que pode ser obtido no sítio do desenvolvedor, em < http://www.cpuid.com/ >. No que toca a UCP e memória, é mais completo que o da Intel, oferecendo informações detalhadas sobre cada módulo de memória instalado (na guia SPD). Os valores mostrados na janela do programa (no centro, á direita da figura) não são os fornecidos pelo fabricante, mas medidos em tempo real e atualizados dinamicamente.
Finalmente, se você está interessado em detalhes, inclusive em testes de desempenho, SANDRA está aí para isso mesmo. Trata-se do “System ANalizer, Diagnostic and Reporting Assistant”, um programa fornecido pela SiSoftware. Há diversas versões, algumas pagas (a sugerida para usuário doméstico é a “2009 Pro Home”, cuja licença individual custa cerca de US$ 50). A versão “2009 Lite” pode ser obtida gratuitamente (procure pelos atalhos para os sítios de transferência em < http://www.sisoftware.net/ >) mas é bastante mais limitada que as versões pagas. Repare em sua janela (em baixo e à esquerda na figura): trata-se da guia “Hardware” da versão Lite e apenas os itens coloridos estão ativos. Os demais, em cinza, somente estão habilitados na versão paga. Mas a quantidade de informações oferecidas pela versão gratuita é mais que suficiente para quem precisa apenas dos dados essenciais. Isso sem falar na guia “Benchmarks”, que oferece comparações entre o desempenho dos componentes de sua máquina e outros tomados como referência.
Pronto: agora você já pode conhecer melhor seu micro. Faça bom proveito e divirta-se.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]