Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
02/04/2009
< O Internet Explorer 8 está na praça >

Em fevereiro passado, comentando sobre programas navegadores e gerenciadores de correio eletrônico na coluna “Firefox, Internet Explorer e Outlook” publicada aqui mesmo e ainda disponível na seção “Escritos” do Sítio do Piropo em < www.bpiropo.com.br >, eu escrevi textualmente “quem acompanhar as linhas de tendência das estatísticas mensais perceberá que o porcentual de usuários dos navegadores da MS vem caindo consistentemente enquanto o da tribo do Firefox aumenta devagar, porém inexoravelmente. Portanto, a não ser que o Internet Explorer 8 opere o milagre da reversão destas tendências, a liderança do Firefox tende a se consolidar”. Pois bem: o IE8 acaba de ser lançado pela MS em sua versão final. Se ele irá operar ou não o milagre, não sei. Mas, depois de usá-lo por alguns dias, sei com certeza que ele é (mais) um notável exemplo de como a MS consegue aprender com os próprios erros.

Pelo que apurei até agora, o IE8 faz – tão bem ou melhor – tudo aquilo que o IE7 não fazia e que levou o Firefox à liderança do mercado. E o que é melhor: faz tudo isso e muito mais.

A começar pelos complementos. O IE8 não somente é capaz de usar complementos, como usa os mesmos que o Firefox e mais alguns. Na verdade, todos os que tenho no Firefox foram instalados sem problemas no IE8 (com uma única e lastimável exceção: o Download Helper, que faz muita falta). E das demais características do Firefox, a única que uso frequentemente e não encontrei correspondente no IE8 é a opção “Salvar esta janela”, que salva o conjunto de todas os sítios abertos para posterior consulta e que me ajuda um bocado quando estou pesquisando um determinado tema e preciso interromper o trabalho para retomá-lo mais tarde no mesmo ponto. Fora isto, que eu tenha percebido, todo o resto lá está.

Mas a grande vantagem não é ter o que o Firefox tem. Por elas, quem usa o Firefox continuaria com ele. O pulo do gato é justamente aquilo que o novo IE8 oferece e o Firefox não.

Começando pelo “Modo de exibição de compatibilidade”. O sítio abria “nos conformes” em outro navegador ou em uma versão anterior do IE e aparece truncado na nova versão? Acione com um par de cliques o modo de compatibilidade e o problema está resolvido. E mais: o programa “se lembrará” disso e passará a abrir o novo sítio sempre corretamente.

Depois, a navegação “InPrivate”. Compartilhais o micro com vossa/o namorada/o e não quereis que ela/e saiba por onde andastes? Não vos preocupais: um clique em “Navegação InPrivate” e vossos passos não deixarão rastros (a MS, para ressaltar a utilidade deste recurso, exemplifica com o cavalheiro que deseja usar a rede para comprar um presente para a esposa e não quer que ela saiba para não estragar a surpresa; não sei por que, mas algo me diz que esta não será a principal razão do retumbante sucesso que esta função certamente fará...)

Mas o mais interessante mesmo são os “aceleradores” do IE8 e a forma de acioná-los. Eles oferecem meios de acesso rápido para serviços oferecidos pela rede, como pesquisar, traduzir textos, anexá-los a mensagens de correio eletrônico ou “blogs”, encontrar endereços em mapas, o diabo. E são acionados simplesmente selecionando o texto na página ao arrastar o mause sobre ele. Por exemplo: surfando a rede você descobriu uma página sobre a “Casa do Baile”, um dos tesouros arquitetônicos de Belo Horizonte, com algumas informações sobre ela e seu endereço. Quer chegar até lá? Basta selecionar o endereço (veja na figura) para surgir o ícone dos aceleradores (1). Clique e abre-se um menu com alguns aceleradores (2). Um clique na entrada “Todos os aceleradores” exibe a lista de todos os instalados (3). Agora basta clicar no gerador de mapas de sua escolha para carregar o mapa com a localização exata do endereço. Vale para qualquer endereço das principais cidades do Brasil e do Mundo. E este é só um exemplo das dezenas de aceleradores oferecidos, que podem ser instalados a seu gosto.
Como eu disse, se o milagre ocorrerá, não sei. Mas que o produto é danado de bom, garanto.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]