Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
28/05/2009
< Usando o botão Desligar >

Sou do tempo em que toda máquina alimentada por eletricidade, da mais simples à mais complexa, tinha seu botão “liga/desliga”. Não tinha erro: para ligar a máquina acionava-se o botão e tocava-se o trabalho. Ao final, acionava-se o mesmo botão para desligar a máquina.

Aí veio o computador e, pelo menos no início, nada mudou. Era só procurar um pouco e lá estava o velho botão “liga/desliga”, ainda cumprindo ambas as funções. A única distinção era que, diferentemente das máquinas mais simples, antes de se acionar o botão para desligar o micro havia que tomar certos cuidados e providências, como fechar os arquivos e “sair” dos programas. Quem não o fizesse corria o risco de corromper arquivos e perder dados.

Por isso mesmo, lá pelo início dos anos noventa, com o aparecimento das interfaces gráficas para sistemas operacionais da linha PC e, sobretudo, com o advento da multitarefa, quando era comum haver diversos programas carregados ao final de uma sessão de trabalho, surgiu o recurso “Desligar”. Encerrada a sessão e dados os trâmites por findos, recorria-se a ele que, ordenada e metodicamente, tomava para si a função de fechar os arquivos porventura esquecidos abertos e descarregar os programas da memória. Ao final, educadamente, exibia uma mensagem informando que o micro podia ser desligado acionando novamente o botão “liga/desliga”, que continuava lá para isso mesmo, mantendo ambas as funções.

E assim foi até o final dos anos noventa, quando desenvolveram o padrão ATX para as placas-mãe de computadores. Um padrão que não se resumiu a mudar o “fator de forma” (dimensões relativas) das placas, mas alterou a posição de alguns componentes, reuniu os conectores dos dispositivos de entrada/saída em um pequeno painel traseiro ao lado da fonte de alimentação e – talvez a maior mudança – alterou radicalmente esta fonte. Que, além de fornecer novas tensões exigidas pelo avanço tecnológico, passou a aceitar o recurso “soft-power”. Um recurso que tornou supérflua a função “desligar” do botão “liga/desliga”.

Explicando: “soft-power”, que pode ser (mal) traduzido por “desligamento por meio de software”, é uma função que permitiu estender o alcance do recurso “Desligar” do sistema operacional. Ou seja: quando este último recurso é acionado ao final da sessão de trabalho, além de fechar arquivos e descarregar programas, o próprio sistema operacional se comunica com a fonte de alimentação e interrompe o fornecimento de energia. Ou seja: efetivamente “desliga” a máquina, sem exigir que o usuário acione novamente o botão “liga/desliga”.

 Desde então este botão passou a ser usado apenas para ligar a máquina. No restante do tempo, esquecemos dele. Mas não precisa ser assim. Porque, a partir de Windows XP, ele pode continuar em uso não só para desligar a máquina como também para outras funções.

Experimente. No Windows Vista, abra o grupo “Sistema e Manutenção” do Painel de Controle, localize “Opções de Energia” e clique em “Alterar o que os botões para ligar/desligar fazem” para abrir a janela da Figura. Em Windows XP, abra o grupo “Desempenho e manutenção” do Painel de Controle e, na base do painel direito, clique em “Opções de Energia” para abrir a janela correspondente, passe para a aba “Avançado” e repare no conteúdo do menu de cortina da entrada “Ao pressionar o botão para ligar/desligar o computador:”.  As opções oferecidas dependem do hardware do computador e podem ser: “Desligar”, “Dormir”, “Hibernar” e (apenas no XP) “Pergunte-me o que fazer”.

Se você não entendeu por que pode ser necessário usar um botão para desligar uma máquina dotada de “soft-power” é porque não se deu conta que eventualmente o “soft-power” falha e o processo de desligamento é interrompido a meio. Ou que, infelizmente, máquinas travam (ou “congelam”). Apenas dois exemplos de quando é preciso desligar manualmente.

Já se não sabe o que são as funções “Dormir” e “Hibernar”, aguarde a próxima coluna.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]