Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
04/06/2009
< Hibernar ou dormir? >

Semana passada discutimos como alterar a função do botão “liga/desliga” do gabinete de nossos computadores. E mencionamos que os sistemas operacionais modernos agregaram à velha função “Desligar” duas novas opções: “Dormir” e “Hibernar”. O que fazem elas?

Ambas destinam-se a poupar energia e hardware. A ideia básica é a seguinte: durante uma sessão de trabalho no micro é comum interrompermos as atividades por algum tempo. Seja por alguns minutos para atender um telefonema, seja por uma hora ou mais para almoçar ou mesmo por um período mais longo para participar de uma reunião de trabalho que dure algumas horas. Se antes de interromper o trabalho a máquina for desligada, teremos que efetuar todo o demorado procedimento de inicialização ao religá-la. Se não, a máquina permanecerá ligada consumindo energia desnecessariamente já que não estará em uso.

No caso do telefonema não faz sentido desligar a máquina. Mas e nas interrupções mais demoradas? Pois foi pensando nelas que foram criadas as opções “Dormir” e “Hibernar”.

A primeira mantém a máquina ligada, porém em estado de letargia. A economia de energia por ela propiciada depende de diversos fatores, como o tipo de hardware e as características do sistema operacional (o Vista, por exemplo, consegue ajustar dinamicamente a tensão de alimentação e a frequência de operação do processador até o mínimo necessário para suprir as necessidades a cada momento, desde que o processador o permita). E quando a inatividade é detectada por um determinado período (ajustável pelo usuário), o micro fecha os arquivos abertos (mas os mantém na memória), desliga os discos rígidos e a iluminação da tela e reduz tanto quanto possível a frequência de operação do processador, baixando significativamente (mas não eliminando) o consumo de energia. Quando o usuário retoma o trabalho, um simples toque no teclado ou movimento do mouse faz a máquina “acordar” e em poucos segundos a tela se ilumina, os discos voltam a girar e o trabalho pode prosseguir de onde parou.

Já “Hibernar” vai além. Decorrido certo período (também ajustado pelo usuário) sem que qualquer atividade seja detectada, a máquina preserva seu estado e desliga-se. Neste contexto, “preservar o estado” corresponde a efetuar uma espécie de “instantâneo” do conteúdo da memória RAM, copiando-o byte a byte em um arquivo (o “arquivo de hibernação”) no disco rígido antes de desligar o micro. Como depois disso a máquina é efetivamente desligada, a economia de energia é absoluta. Porém, para recomeçar a trabalhar há que se efetuar todo o procedimento de inicialização do micro. Mas como, diferentemente de uma inicialização comum, neste caso o arquivo de hibernação é lido do disco e transposto novamente para a memória, pode-se retomar o trabalho exatamente do ponto em que se estava quando a máquina “hibernou”, já que os programas que então estavam em uso voltam a ser carregados e os arquivos são abertos exatamente no ponto em que foram fechados.

Isto posto, dito e assentado, não é difícil perceber que a função “Dormir” foi concebida para ser acionada no caso de interrupções não muito longas, enquanto a “Hibernar” permite interromper o trabalho por horas ou dias e depois retomá-lo do ponto em que se estava.

Pode-se ajustar o micro para “dormir” ou “hibernar” após certo período de inatividade. Veremos como na próxima coluna. Mas você não precisa esperar o transcurso destes períodos para fazer sua máquina adormecer ou hibernar. Se quiser que ela entre imediatamente em um destes estados, basta selecioná-lo no menu “Desligar” de Windows (veja a figura; a opção “Hibernar” não aparece porque a máquina não a suporta) ou acionar o botão “liga/desliga”, desde que ele tenha sido configurado para este fim como descrito na coluna anterior. Não lembra? Pois ela ainda está disponível na seção “Escritos/Técnicas e Truques” do Sítio do Piropo em < www.bpiropo.com.br >.  Vá até lá e veja como alterar a função do botão.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]