Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
11/06/2009
< Hibernar ou dormir? - Final >

Hoje, como prometido, encerraremos o tema desligar/dormir/hibernar. Eu deveria começar explicando como ajustar a máquina para cumprir esta ou aquela função, mas antes há um ponto importante a ser mencionado: será que sua máquina poderá de fato cumpri-la?

Pois ocorre que, embora pareçam relativamente simples, ambas as funções são complexas, (especialmente “Dormir”) e nem toda máquina as suporta. Isto porque o micro deve constatar que não somente a máquina mas também seus os periféricos estão inativos e ser capaz de desligá-los seletivamente ou reduzir sua tensão ou frequência de operação entrando em um estado de letargia. E o mais importante: deve ter condições de perceber que o usuário retomou o trabalho e conseguir desfazer uma a uma todas as alterações. Por exemplo: eu mesmo tive um micro que ao “despertar” religava todos os circuitos exceto os da placa de vídeo; era uma incompatibilidade com o gerenciador (driver) de vídeo que tornava a função virtualmente inútil. Por tudo isso, não é qualquer máquina que pode dormir ou hibernar.

Se sua máquina é “de marca”, comprada em loja, é fácil descobrir se aceita as funções, pois suas entradas aparecem nos menus correspondentes e se você der por falta do ajuste que faz a máquina dormir ou hibernar é porque ela provavelmente não suporta a função. Já se a máquina é “montada” (constituída de peças, placas e dispositivos comprados avulsos) nem sempre isto ocorre e você pode ser surpreendido com um travamento ao acionar uma dessas funções que, embora apareçam no menu, são incompatíveis com algum item de hardware. Neste caso (e, por segurança, no outro também), antes de ajustar a função para uso diário, teste para ver se a máquina vai dormir ou hibernar quando solicitada e, sobretudo, se ela desperta ou revive no momento devido. Finalmente há que considerar que a partir da versão Vista o Windows incluiu uma nova função, a “suspensão híbrida”, uma combinação de “dormir” com “hibernar” no qual a máquina entra no estado de “dormir” mas, antes, fecha e grava em disco os arquivos abertos. Ela foi concebida para os micros de mesa (“desktops”) que não dispõem de uma unidade que garanta a alimentação elétrica em caso de falta de energia (“no-break”) para evitar perda ou corrupção de arquivos se faltar energia durante o estado de suspensão. Ativar a suspensão híbrida automaticamente desabilita a hibernação.

Isto posto, vejamos como fazer os ajustes. No Vista, abra o grupo “Sistema e manutenção” do Painel de Controle e clique em “Opções de Energia” para abrir a janela correspondente. Nela, há três “Planos preferenciais” de economia de energia, um deles selecionado e cada um com seu atalho “Alterar configurações do plano” (ao contrário do ajuste da função do botão de desligar que vimos anteriormente, que afeta todos os planos, os de “dormir” e “hibernar” são individuais; se mais tarde você optar por outro plano, deverá refazer os seus ajustes). Clique no atalho correspondente ao plano vigente (o que estiver marcado) para abrir sua janela de configurações. Para ajustar o tempo de inatividade que o computador deve aguardar antes de “dormir” use o menu de cortina em frente à entrada “Suspender atividade do computador” (e, se quiser, ajuste também quanto ele deve esperar para desligar o vídeo). Para ajustar o tempo de espera pela hibernação você terá que clicar no atalho “Alterar configurações de energia avançadas” e, na janela correspondente, expandir a entrada “Dormir” e procurar pela entrada “Hibernar” (sim, o ajuste “Dormir depois de” que você encontra neste menu é redundante e replica a função da entrada “Suspender a atividade do computador” da janela anterior). O ramo “Dormir” pode ainda oferecer outras opções, inclusive habilitar a suspensão híbrida se a máquina a suportar. Se uma entrada não aparece é porque o micro não pode executar a função correspondente. No XP as coisas se passam de maneira semelhante, mas a entrada “Opções de Energia” é encontrada no grupo “Sistema e Manutenção” do Painel de Controle.

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]