Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
25/06/2009
< Trocando de caixa no Word >

Já faz algum tempo que não temos por aqui uma “dica” sobre o uso do MS Word. Pois vamos preencher esta lacuna com uma coisa simples, mas bastante útil. Um jeito fácil e direto de alternar entre caixa-alta e caixa-baixa.
Não sabe a que “caixas” me refiro? Explico. Tem a ver com artes gráficas e se refere aos “tipos” ou “letras” que compõem as palavras em um texto. Diz-se que uma palavra está em caixa-alta quando toda ela está escrita em maiúsculas. Ou seja: “caixa-alta” é sinônimo de “maiúscula” (eu poderia acrescentar que é o mesmo que “versal”, mas quem não sabe o que é caixa-alta dificilmente saberá o que é versal).  E, naturalmente, caixa-baixa se refere a palavras escritas em minúsculas. “Caixa-alta” e “caixa-baixa” são termos usados por profissionais ligados à editoração, como editores, grafistas, tipólogos e jornalistas, enquanto “maiúscula” e “minúscula” são termos usados pelos mortais comuns, como nós. Mas como o MS Word é um editor de textos, melhor usar a terminologia apropriada.
Qual a origem dos termos? Segundo a Wikipedia: “Na tipografia, os caracteres móveis — inicialmente em madeira e mais recentemente em chumbo — estão dispostos numa caixa dividida internamente, formando caixas mais pequenas (os ‘caixotins’). Para facilitar o acesso do compositor aos caracteres, a caixa é colocada sobre um cavalete inclinado. A parte contendo os caracteres mais usados (as minúsculas, a pontuação mais comum, os espaços, os algarismos) ficava num plano mais baixo, mais acessível — era a caixa baixa. A parte com as maiúsculas, os caracteres acentuados e sinais e símbolos menos usados ficava no topo — era a caixa alta. Assim, com o tempo usar a caixa alta passou a significar ‘escrever em maiúsculas’, enquanto usar a caixa baixa significa ‘escrever em minúsculas’“. Mas isto nada tem a ver com a dica, é só um pouco de cultura inútil. Então, vamos ao que interessa.
Imagine que, no meio de seu texto, há uma frase ou qualquer sequência de palavras que estão em caixa-alta quando deveriam estar em caixa-baixa (situação muito comum quando se digita rapidamente, sem olhar para o texto na tela, e não mais que de repente se descobre que a tecla fixadora de maiúsculas – ou Caps Lock – foi apertada acidentalmente). É o tipo da coisa desagradável e desanimadora, já que a forma instintiva de corrigir o erro é remover o texto e digitá-lo novamente. O que funciona, mas se o texto for muito grande (como um documento inteiro em caixa-alta que você precisa converter para caixa-baixa ou vice-versa) dará um trabalho danado. Será que não há um jeito de fazer isso de forma mais simples?
Pois regozije-se: não há um jeito, há dois.
O primeiro é simples e direto: selecione o trecho desejado e acione o atalho de teclado “Ctrl+Shift+A”(ou seja: mantenha as teclas “Ctrl” e “Shift” apertadas enquanto se aciona a tecla “A”). Todos os caracteres do trecho selecionado alternarão de caixa: os grafados em maiúsculas passarão para minúsculas e vice-versa. Acionar o atalho novamente reverterá à situação anterior e assim sucessivamente. Se nada estiver selecionado, o atalho alternará a caixa dos caracteres da palavra onde estiver o cursor. É simples assim.
O segundo, igualmente simples, faz a mesma coisa e um pouco mais. Consiste em acionar o atalho “Shift+F3” (manter a tecla “Shift” pressionada enquanto se aciona a tecla de função F3) depois de selecionar o trecho desejado. Estando o trecho todo em caixa-baixa, da primeira vez que o atalho é acionado apenas as iniciais mudarão para caixa-alta. Da segunda vez, todos os caracteres o farão. E da terceira, voltam todos para caixa-baixa. E continuando-se a acionar o atalho, repete-se sempre nesta ordem: iniciais passam para caixa-alta, todo o trecho em caixa-alta e todo o trecho em caixa-baixa. Ideal para quando se escreveu com iniciais minúsculas, por exemplo, o nome de uma instituição, e se deseja corrigir com uma única operação...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]