Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
16/07/2009
< Pesquisa avançada de imagem >

Escrever uma dica sobre o Google parece tempo perdido, pois não? Afinal, o Google todo mundo conhece. Até meu neto, com oito anos, não somente sabe do que se trata como volta e meia recorre a ele para ajudar seus trabalhos de escola. Melhor escolher outro tema. Ou não?

Bem, que todo mundo conhece o Google não se discute. Mas será que todo mundo conhece todo o Google? Porque o Google não se limita a fornecer resultados de pesquisas sobre textos e expressões introduzidos na caixa de dados de sua página principal. Além disso, permite pesquisar mais um monte de coisas. Como imagens, por exemplo. Basta clicar sobre o atalho “Imagens” que aparece na primeira linha da tela, bem em cima, à esquerda, que a tela muda para a pesquisa de imagens e, ao se entrar com uma palavra ou expressão na caixa de dados, o programa não mais retornará atalhos para páginas da rede que contenham material relativo àquela palavra ou expressão, mas um conjunto de imagens que tenham a ver com o assunto.

Ah, disso também todo mundo sabe? É possível. Mas será que todo mundo sabe o que se pode conseguir recorrendo à pesquisa avançada de imagens?

Seguinte: vamos supor que você esteja interessado na imagem de Vênus do belíssimo quadro de Sandro Botticelli intitulado “O nascimento de Vênus”. O procedimento mais direto seria visitar a página do Google, clicar no atalho “Imagens” e, na caixa de entrada de dados da página de busca de imagens do Google, digitar “Vênus” e clicar no botão “Pesquisar imagens”. Faça isso e obterá mais de nove milhões de imagens, grande parte delas do planeta Vênus.

É claro que não é preciso ser um gênio para reduzir significativamente o universo da busca acrescentando a palavra “Botticelli” na caixa de entrada de dados antes de ordenar a pesquisa. Google procurará imagens que tenham a ver com ambas as palavras e você reduzirá o número de retornos a pouco menos de oitenta mil, todos (ao menos a maioria deles; o dispositivo de busca do Google tem mistérios que a razão desconhece) referentes a imagens do quadro que lhe interessa. O que diminui significativamente seu trabalho de selecionar a imagem desejada.

Mas há ocasiões que não basta a imagem mostrar o tema desejado. Dependendo do que se pretenda fazer com ela, outras características podem ser importantes. Por exemplo: se ela será usada em uma ilustração a ser trabalhada com um programa de edição de imagens que use um formato particular de arquivo, somente interessam imagens naquele formato. E se a ilustração não se resumir a um canto de página, a imagem deverá ter um tamanho suficiente para não perder a definição quando ajustada nas proporções desejadas. E também não interessam desenhos ou reproduções do quadro de Botticelli feitas por terceiros, mas apenas fotos da própria obra de arte original. Que, naturalmente, não devem ser em preto e branco, mas nas cores originais do quadro.

Um bocado de restrições. E, naturalmente, não haverá muitas imagens que satisfaçam a todas ao mesmo tempo. Buscá-las entre os quase oitenta mil resultados retornados pela pesquisa vai dar um bocado de trabalho. Pois é aí que entra a pesquisa avançada de imagens.

Para recorrer a ela, basta clicar no atalho correspondente que aparece à direita da caixa de entrada de dados da página de pesquisa de imagens do Google. Isto o levará a uma página semelhante à da figura. Se você clicou a partir da página de resultados da pesquisa anterior, a primeira linha já vem preenchida com a expressão usada. Agora, é só definir que apenas interessam fotos, grandes, no formato PNG e em cores. Isto feito, basta um clique no botão “Pesquisa Google” para que a pesquisa avançada retorne apenas 78 resultados, um milésimo dos retornados pela pesquisa simples. O primeiro é justamente aquele que interessa: uma foto colorida de 1592 x 1084 pixels em formato PNG da magnífica obra de Botticelli. Confira.

Figura 1

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]