Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
30/07/2009
< Booleando >

George Boole foi um gênio. Mesmo sem jamais haver completado um curso superior, aos dezesseis anos já lecionava matemática que aprendeu com o pai e aos 34 assumiu a cátedra de matemática no Queen´s College, na Irlanda. Autodidata, foi uma das maiores autoridades da época em cálculo diferencial e integral. Em 1954 publicou o trabalho “An Investigation into the Laws of Thought, on Which are founded the Mathematical Theories of Logic and Probabilities” onde não apenas afirmava que a lógica era mais ligada à matemática que à filosofia como deitava as bases de um novo tipo de álgebra, a “Álgebra Booleana”. Para que servia? Para nada. Quando criada, a álgebra de Boole foi apenas uma gigantesca obra do pensamento puro, um notável exercício de lógica que deu origem a um novo ramo da matemática.

Pois foi justamente este novo ramo da matemática, aparentemente inútil, que mais de meio século após a morte de Boole revelou-se a ferramenta teórica que faltava para descrever a lógica interna dos circuitos dos primeiros computadores. E que já estava prontinha para o uso.

Acha que o Piropo errou de coluna e trocou os temas? Que nada. A álgebra Booleana tem tudo a ver com nossa dica de hoje, um jeito de facilitar pesquisas nos dispositivos de buscas, seja Google, Yahoo, Bing ou qualquer outro. Pois todos aceitam a pesquisa booleana.

As operações da álgebra booleana que nos interessam são: AND, OR e NOT. A primeira corresponde a “e”, como em “João E Maria”. A segunda a “ou”, como em “João OU Maria”. E a terceira a “não”, como em “João, mas NÃO Maria”. Os significados são evidentes.

Aprendamos a usá-las – juntamente com as aspas, sobre a qual logo falaremos – para facilitar as buscas. Escolha uma expressão ao acaso, como os termos “benito” e “piropo” (confesso que não foi exatamente ao acaso; mas servem). Abra o dispositivo de busca Bing (que, por retornar menos resultados, é o melhor para nossa explicação), entre com ambas as palavras separadas pelo operador lógico OR, assim: “benito OR piropo” (não entre com as aspas, deixe ambas as palavras em minúsculas e o operador em maiúsculas). O Bing retornará 12,5 milhões de páginas onde podem ser encontradas uma ou outra destas palavras, ou seja, todas as páginas em que consta a palavra “benito” juntamente com todas onde consta a palavra “piropo”.

É página demais. Estreitemos o campo trocando “OR” por “AND” e entrando com “benito AND piropo” (ainda sem aspas e respeitando maiúsculas e minúsculas). O número retornos baixou para 9.360, uma redução significativa. Ele agora corresponde apenas ao número de páginas onde constam ambas as palavras, ainda que separadas ou na ordem inversa. E aqui cabe uma observação importante: se tivéssemos omitido o operador entrando com “benito piropo” (sem aspas), receberíamos de volta as mesmas 9.360 páginas, o que indica que o operador “AND” é subentendido por padrão, ou seja, em expressões simples tanto faz entrar com ou sem ele.

Agora suponhamos que lhe interessem apenas as páginas com “piropo”, porém sem “benito”. Use o operador “NOT” entrando com “piropo NOT benito” e você encontrará 139.000 páginas.

Finalmente vamos presumir que seu interesse seja mais específico e você queira restringir sua busca às páginas que contenham a expressão “benito piropo”, ou seja, ambas as palavras, juntas e exatamente nesta ordem. Então entre com “benito piropo”, mas agora COM as aspas. O dispositivo de busca tratará tudo o que está entre aspas como uma única entidade e só retornará as páginas que a contenha. No caso, ainda no Bing, apenas 156 retornos.

Evidentemente você pode usar parênteses para indicar prioridades e fazer buscas mais complexas com todos ou quaisquer dos operadores. Por exemplo: páginas que contenham tanto a palavra “piropo” quanto a palavra “da-rin” (mas não obrigatoriamente ambas) além da palavra “benito”, junta ou separada das demais. Basta entrar com “(piropo OR da-rin) AND benito” (mantendo os parênteses, mas sem as aspas) e encontrar, no Bing, 2.660 páginas. Todas (ou, pelo menos, a maioria) referentes a este vosso criado, obrigado.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]