Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
27/08/2009
< Bateria: Esticando a carga >

Como prometido semana passada, veremos hoje algumas recomendações sobre o uso do computador portátil que podem contribuir para aumentar a duração da carga da bateria.

Começando pelo ajuste das “Opções de energia” (Painel de Controle, grupo “Sistema e Manutenção”). O mais simples é deixar Windows otimizar os ajustes para você, escolhendo a entrada “Economia de energia” do grupo “Selecionar plano de Energia”. Mas, se quiser (e souber o que está fazendo), pode clicar no atalho “Alterar configurações do plano” e mudar os períodos de espera para desligar o vídeo e suspender a atividade do computador. Ou, clicando no atalho “Alterar configurações de energia avançadas”, ter acesso a um conjunto muito mais amplo de ajustes que vão do tempo de desligamento do disco rígido até as configurações de multimídia. Mas sugiro deixar o assunto por conta de Windows mantendo os valores padrão.

Agora algumas regras de conduta que podem aumentar significativamente a duração da carga. A primeira é o ajuste do brilho da tela: use o mínimo necessário. Se possível (ou seja, se você estiver trabalhando em local em que possa interferir neste ajuste) reduza o nível de iluminação ambiente para melhorar o contraste. Mas não reduza o brilho da tela para aquém do ponto em que terá que fazer esforço visual para trabalhar: a saúde de seus olhos é mais importante.

A segunda é usar os recursos estritamente necessários ao trabalho a ser feito. Procure “fechar” todos os programas que rodam em segundo plano exceto os imprescindíveis (veja seus ícones na Área de Notificação, situada na extremidade direita da Barra de Tarefas; um clique com o botão direito sobre a maioria deles revela uma entrada “Sair” ou “Fechar” que pode ser usada caso o programa seja dispensável naquele momento). Elimine as conexões externas que não estejam em uso (inclusive pen-drives). Inative (desligue) a busca automática por conexões sem fio (“Wi-fi”, “Bluetooth” e quaisquer outras) se não as estiver usando. Se não precisar dele, desligue o alto-falante (provavelmente isto pode ser feito em seu próprio ícone da Área de Notificação clicando em “Mute” ou algo parecido). E, finalmente: evite, tanto quando possível, o uso do drive ótico (o de CDs, DVDs e afins, como BluRay), um voraz consumidor de energia. Como regra geral, evite apelar para quaisquer recursos cujo uso possa ser adiado até que seu micro esteja próximo a uma tomada. Para que, por exemplo, instalar um programa em trânsito se isso pode ser feito no recesso de seu lar?

Finalmente: procure manter a temperatura de operação de seu micro tão baixa quanto possível. Sim, sei que você não pode interferir no clima. Mas pode manter as aberturas de ventilação de seu computador sempre desobstruídas, deixar algum espaço livre em torno delas, evitar superfícies de apoio aquecidas pelo sol e, se der, ligar o ar refrigerado.

Isto resume as providências a serem tomadas durante o uso do micro nas sessões de trabalho mais longas sem acesso a tomadas para recarga. Mas há outras a que podemos recorrer durante o uso diário e que poderão contribuir para economizar energia.

A mais simples é desfragmentar o disco regularmente. Particularmente imediatamente antes de um período (por exemplo, uma viagem de trabalho) durante o qual se prevê uso pesado do micro portátil em longas sessões de trabalho que dependerão apenas da carga da bateria. Um disco rígido desfragmentado, onde os arquivos estão “arrumadinhos” sequencialmente e não espalhados por toda a superfície do disco, gasta menos energia por mover menos a cabeça de leitura e escrita dos arquivos. E examinar a bateria antes da viagem, limpando seus contatos elétricos e os do micro para reduzir a resistência elétrica entre eles, também ajuda.

Por fim: se aumentar a duração da bateria é realmente crucial, adicione mais memória RAM. O que, além de melhorar bastante o desempenho do micro, reduz consideravelmente o uso da memória virtual (que é copiada em disco), o que também economiza energia. E bom proveito.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]