Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
03/09/2009
< Sincronizando favoritos (e muito mais) >

Quantos computadores você usa regularmente? Ou melhor: em quantos computadores você tem conta de usuário com identidade e senha? Hoje, com a disseminação da Internet, dos portáteis tipo “notebooks” e, mais recentemente, com o aparecimento de seus irmãos menores, os “netbooks”, mesmo sem estar apoiado em qualquer pesquisa, suspeito que a maioria das respostas cairiam na categoria “dois ou mais”. E todos com acesso à Internet.

Então suponhamos que você pertença ao grupo de usuários que usam regularmente mais de uma máquina e, também regularmente, navegam com elas pela grande rede. Se assim é, diga-me lá: como você administra seus “Favoritos”? Mantém uma lista em cada máquina? Copia regularmente a lista de favoritos de uma na outra e vice-versa? Ou ainda não encontrou uma maneira satisfatória para lidar com o problema? Se este é o caso, trago uma boa notícia.

Trata-se de um complemento para seu programa navegador que funciona nas versões mais atuais tanto do Internet Explorer quanto do Safari e Firefox. Foi desenvolvido para este último, com o nome de Foxmarks, e portado para os demais, o que fez com que os desenvolvedores mudassem seu nome para XMarks. E, antes que perguntem: sim, é gratuito.

Reduzido à sua expressão mais simples o XMarks é um sincronizador de favoritos (na verdade é mais que isso, mas vamos por partes). Funciona assim: visite o sítio < www.xmarks.com/ >, clique no botão “Install now” e siga as instruções. Ao final você terá o complemento instalado no navegador (se você usa mais de um na mesma máquina, deverá instalá-lo em cada um deles). Feita a instalação, você será solicitado a criar uma “conta” no XMarks, entrando com nome de usuário e senha. Ao fazê-lo, a lista de Favoritos do navegador no qual você está trabalhando será copiada no local destinado à sua conta no sítio do XMarks.

Isto feito, basta repetir o processo no(s) outro(s) computador(es) que você usa regularmente. A diferença é que, nele(s), você não precisará criar nova conta no XMarks. Pelo contrário: não deverá. Em vez de optar por criar a conta, escolha entrar em sua conta já criada, forneça identidade de usuário (“userid”) e senha, e solicite a sincronização dos “Favoritos”. A lista de favoritos da nova máquina será comparada com sua lista armazenada no sítio do XMarks e aqueles que constarem de uma e não da outra passarão a constar de ambas. E, melhor ainda: cada vez que você adicionar um favorito à lista de qualquer máquina, assim que conectar à Internet ele será incluído na sua lista global e, quando você voltar a conectar de qualquer outra máquina onde instalou o XMarks, as listas serão sincronizadas. Resultado: não importa em quantas máquinas você trabalhe, sua lista de favoritos se manterá sempre atualizada.

Quer manejar sua lista armazenada no sítio do XMarks? Pois visite o sítio, efetue o “login” com sua identidade de usuário e senha, passe para a página “My bookmarks” e faça todas as mudanças necessárias. Depois, basta sincronizar com cada uma das máquinas. É simples assim.

Mas, como eu disse, o XMarks não se limita a isso. Repare, na Figura 1, o resultado de uma pesquisa no Google com o termo “piropo”. Note que, ao lado de alguns resultados, aparece um novo ícone como em (1). Experimente mover o mouse para cima de um deles, como em (2) e veja (3) a quantidade de informações sobre o sítio exibida pelo XMarks baseada em estatísticas de seu banco de dados de mais de 800 milhões de favoritos catalogados...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]