Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
10/09/2009
< Será que “peguei” um vírus? >

Volta e meia recebo uma mensagem de correio eletrônico de um leitor aflito descrevendo sintomas que quase sempre indicam a contaminação da máquina por algum programa mal intencionado (“malware”) tipo vírus, cavalo de Troia ou assemelhado. A vontade é responder denunciando a contaminação. Mas tenho por norma, como aquela personagem da televisão, “só falar quando tenho certeza”. E o problema é o “quase sempre” lá de cima.

Isto porque, exceto poucos vírus que denunciam sua presença (lembro-me de dois deles, ainda da “era romântica” dos vírus, quando usava a velha tela de caracteres, cujo objetivo era apenas fazer uma brincadeira de mau gosto e não furtar senhas e dados pessoais como hoje: um deles exibia o texto invertido na tela, como se o monitor estivesse “de cabeça para baixo”, e o outro fazia as letras “despencarem” linha a linha, amontoando-se na base da tela), é muito difícil garantir que uma máquina está contaminada apenas baseado na alteração de seu comportamento. Não obstante, existem “sintomas” que, embora ocorram também em outras circunstâncias, são fortes indícios de contaminação, indicando que é o caso de se submeter a máquina a uma varredura completa por um antivírus de boa qualidade – esta sim, a única forma de confirmar a contaminação. Então, vamos a eles.

Um deles é relativamente comum e pode ser provocado por diversas outras causas, inclusive pela remoção “mal feita” de programas (ou seja, sem usar o programa de desinstalação): mensagens de erro que surgem regularmente durante o processo de inicialização do computador. Mas como programas mal intencionados são sempre carregados na partida da maquina, muitas vezes dão origem a este tipo de mensagem.

Outro é o travamento frequente do programa navegador, por vezes acompanhado de janelas que se abrem inopinadamente, aparentemente do nada, geralmente com propaganda de sítios pornográficos ou de distribuição de programas “pirata”. É claro que em muitos casos os travamentos se devem a um problema do próprio navegador e uma reinstalação resolve. Mas como os programas mal intencionados modernos interagem ativamente com a Internet e  sendo o programa navegador o principal canal de comunicação com a rede, quando os dois se “desentendem” a máquina trava.

Mais um sintoma típico é uma queda súbita do desempenho do computador, fazendo com que de repente a máquina passe a voar com a velocidade de uma carroça. Também neste caso este comportamento pode ser consequência da carga simultânea de muitos programas pesados ou de uma tarefa realizada em segundo plano que consome muitos recursos da máquina, portanto não é causa de alarme. Mas se a partir de um dado momento a máquina tornou-se nitidamente mais lenta e assim se mantém sem causa aparente mesmo quando não está submetida a uma grande carga de programas, então você tem boas razões para se preocupar.

Por fim, estranhas mensagens de correio eletrônico surgem em sua caixa postal, geralmente em grande número, denunciando falha na entrega de mensagens que teoricamente você teria mandado a destinatários desconhecidos. Elas significam que alguém está enviando mensagens usando seu endereço. Pode ser que isso seja feito de máquinas de terceiros, e neste caso você nada pode fazer (nem sua máquina corre riscos, apenas sua reputação...). Mas também pode ser que um programa mal intencionado tenha se aninhado em sua máquina e a esteja usando para envio de “spams” ou ataques do tipo “negação de serviço” (DoS, ou Denial of service).

Se sua máquina apresenta um ou mais desses sintomas, não desespere. Pode não ser nada e, sendo, tem jeito. Mas é mais que certo  estar na hora de submetê-la a uma varredura completa com um bom programa antivírus. E antes que me perguntem qual é o melhor: não sei. Mas eu uso o ESET, distribuído pela Protagon de Belo Horizonte e estou muito satisfeito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]