Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
08/10/2009
< Windows 7 vem aí >

Prepare-se: 22 de outubro, o dia do lançamento mundial de Windows 7 vem aí. A partir dele todo usuário Windows fará a si mesmo uma pergunta crucial: devo ou não mudar de sistema?

Antes de tentar responder é bom ver como estão as coisas hoje. Segundo as estatísticas do W3Schools, sítio cujo universo de pesquisas engloba quase dez milhões de visitantes únicos mensais (confira em <http://www.w3schools.com/about/about_pagehits.asp>), não se pode dizer que a versão anterior, Windows Vista, tenha sido um retumbante sucesso. Afinal, três anos após seu lançamento, seu número de usuários não apenas patina em menos de 20% como vem declinando lentamente a partir de maio deste ano.

Uma adesão tão baixa poderia até ser interpretada como uma fuga dos usuários dos sistemas da MS não fosse um curioso detalhe: o líder disparado entre os sistemas operacionais para computadores pessoais, com quase dois terços do mercado (exatos 65,2%), é justamente a versão anterior de Windows, o XP, também da MS, que o Vista foi concebido para substituir. A concorrência (Linux e Mac) mal ultrapassa os 10% (Mac OS: 6,5%; Linux: 4,1%). E mesmo duas semanas antes de ser lançado, o Windows 7 já aparece nas estatísticas com 3.2% de usuários.

Tudo isto deve significar alguma coisa, naturalmente. Mas o que?

Estatísticas, como se sabe, enganam. Repetindo duas citações do próprio sítio W3Schools: “Há três tipos de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas” (Disraeli) e “Tem a história do homem que se afogou atravessando um rio com uma profundidade média de 15 cm.” (Bill Gates). Porém, mesmo não refletindo a verdade absoluta, indicam tendências. E quem se der ao trabalho de extrair as linhas de tendência dos dados do W3Schools (disponíveis desde 2003) verá que em 2009 os números de usuários Vista, Linux e Mac permaneceram praticamente estáveis (juntos, sofreram um aumento irrisório de 0,8%) enquanto número de usuários Windows XP passou a diminuir, caindo 3,8% desde março passado. Então quem vem roubando usuários Windows XP? Ora, surpreendentemente é justamente o Windows 7, antes mesmo de seu lançamento. E desta vez os detratores de plantão não poderão sequer culpar “a política agressiva de marquétingue da MS que obriga os fabricantes a instalar Vista nos computadores novos para inchar as estatísticas de vendas”. Primeiro porque as estatísticas do W3Schools não refletem número de vendas, mas de usuários reais (registram o sistema operacional usado efetivamente no momento em que o acesso foi feito pelo usuário). Depois, porque Windows 7 sequer foi lançado, portanto (ainda) não é vendido instalado em qualquer computador! E não obstante tudo isso, já detém mais de 3% do mercado de usuários. Mas o que representa isso?

Em  < http://wiki.answers.com/Q/How_many_PC's_are_there_currently_in_the_world > o sítio Answers.com estimou que havia um bilhão de máquinas em uso em junho de 2008. Já o Wordometers, em < http://www.worldometers.info/ >, estima que apenas em 2009 foram vendidas 200 milhões adicionais. Suponhamos então que há hoje 1,2 bilhão de PCs em uso no mundo. Três porcento disso correspondem a cerca de 36 milhões de máquinas. Se levarmos em conta que apenas do sítio da MS foram baixadas oito milhões de cópias de Win 7 durante a fase de testes e que esta era apenas uma das fontes disponíveis, um total de 36 milhões de cópias em uso não parece exagero. E um sistema capaz de ser aboletar em dezenas de milhões de máquinas mesmo antes de ser lançado deve ter alguma qualidade.

Deve mesmo. Consulte, nos sítios especializados, as avaliações de quem já experimentou. A maioria dos comentários pode ser resumida em uma frase: “desta vez a MS acertou”. E pesquisas realizadas entre usuários de PCs por diversas fontes (veja uma delas em...
< http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/enquetes/9/voc-pretende-migrar-para-o-windows-7-.html >)
... mostram que de quarenta a cinquenta porcento deles pretendem migrar para Win 7 ainda este ano. Você será um deles? Semana que vem veremos o que é preciso para que seja.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]