Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
15/10/2009
< Windows 7: O que é preciso para migrar >

Falta uma semana para o lançamento oficial do Windows 7. Segundo as resenhas publicadas nos principais sítios de análise de software, as impressões de quem já o experimentou são positivas. Segundo as pesquisas de opinião, quase metade dos usuários das versões anteriores do sistema da MS pretende migrar. Evidentemente, para o usuário doméstico, trata-se de uma decisão eminentemente pessoal e não serei eu, macaco velho, a meter a mão nessa cumbuca aconselhando a migração ou não. Eu já migrei há meses e estou muito satisfeito, mas também estava satisfeito com o Vista que usava até então e, como mostram as estatísticas citadas na coluna anterior, minha opinião definitivamente não coincidia com a da maioria. Portanto, decidir migrar ou não é com você mesmo, leitor(a) amigo(a). A mim cabe, aqui, apenas informar o que é necessário para que você possa rodar o novo sistema confortavelmente.

Então vamos nessa. Seu computador rodará o Windows 7 sem problemas? Bem, segundo a MS em < windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/windows-7/system-requirements > você precisará de uma UCP rodando em 1 GHz ou mais com no mínimo 1 GB de memória RAM, 16 GB de espaço livre no disco rígido e um controlador de vídeo compatível com o padrão DirectX 9. Mas isso é o mínimo. Se você quiser ter certeza mesmo – e, de lambuja, verificar a compatibilidade dos programas e periféricos instalados em seu micro – baixe o “Windows 7 Upgrade Advisor” de < www.microsoft.com/windows/windows-7/get/upgrade-advisor.aspx > e o execute. Ele fará uma análise completa de seu sistema e fornecerá o diagnóstico. Mas, desde já, dá para afirmar que se o micro está rodando o Windows Vista não há com que se preocupar: sendo ele mais exigente que o Windows 7, a máquina não somente está pronta para migrar como também todos os programas e periféricos deverão se comportar direitinho.

Descobriu que seu micro suportará o Windows 7 e está inclinado a migrar? Bem, então há que escolher a “edição”. Pois ocorre que, dando sequência á estratégia iniciada com o XP, a MS lançou diferentes sabores (ou “edições”) do sistema, algumas para uso doméstico, outras para uso corporativo. Deixando de lado estas últimas e desprezando a edição “Starter”, bastante limitada e geralmente fornecida apenas pré-instalada em sistemas comerciais, o usuário doméstico tem quatro sabores distintos a escolher: Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate. Veja as características de cada uma delas (mas não se esqueça de verificar também o preço) em < windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/windows-7/compare-editions >, compare e escolha a que mais se adaptar às suas necessidades.

Finalmente, um ponto importante: que versão instalar, a de 32 bits (ou “x86”) ou a de 64 bits (ou “x64”)? Neste ponto a escolha é sua, uma vez que ambas são fornecidas no mesmo CD de instalação. E em princípio, a não ser que alguma razão maior sobrevenha (compatibilidade com algum programa antigo, porém essencial para seu trabalho, por exemplo), se seu processador suporta a versão de 64 bits, melhor instalá-la (é mais rápida e tira maior proveito da memória instalada). Mas como saber? O mais simples é abrir o Gerenciador de Dispositivos (botão direito sobre “Computador” – ou “Meu computador”, escolha “Propriedades” e procure pelo Gerenciador de dispositivos), expandir o ramo “Computador” e verificar se lá consta alguma menção a “x64”. Se não resolver, e se seu micro roda o Vista, abra o Painel de Controle / “Verificar o índice de experiência do Windows”, clique em “Exibir e imprimir informações detalhadas do Sistema e Desempenho” e verifique o que consta no campo “compatível com 64 bits” da seção “Sistema”. De uma forma geral: se seu processador é de fabricação relativamente recente e não for um Atom, deve ser compatível com a versão x64.

Pois é isso. Há quem diga que o Windows 7 é muito melhor que o Vista, há quem diga que não. Mas uma coisa é certa: é sem dúvida muito mais prazeroso de usar. Se migrar, bom proveito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]