Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
29/10/2009
< Como anda meu gerenciamento de energia? >

Ao que parece, Windows 7 é um Windows Vista revisto e melhorado. E bastante melhorado.

Tomemos como exemplo o gerenciamento de energia, um assunto que nos últimos anos vem assumindo importância cada vez maior. Para ter acesso aos parâmetros de otimização do gerenciamento, basta abrir o Painel de Controle, clicar em “Sistema e segurança” e escolher a entrada “Opções de energia” para abrir a janela correspondente. No painel da esquerda estão as entradas que correspondem às ações mais importantes, entre as quais “Escolher as funções dos botões de energia” (que permite determinar o que o usuário deseja que ocorra quando os botões de “liga/desliga” e “suspender” – quando houver - do computador são acionados; as opções são “nada a fazer”, “desligar”, “hibernar” e “suspender”), “Escolher o tempo para desligar o vídeo” e “Alterar quando o computador é suspenso” (curiosamente, estas duas últimas levam à mesma janela), além da opção “Criar um plano de energia” que permite ao usuário, através de um procedimento padronizado, criar seu próprio plano.

Mas, para facilitar, no painel principal da mesma janela, Windows 7 permite que o usuário escolha sem maiores complicações entre três planos (o terceiro só aparece após clicar no botão “Mostrar planos adicionais”) que atendem à maioria das situações: “Equilíbrio” (para micros de mesa), “Economia de energia” (para portáteis) e “Alto desempenho” (para quem não se preocupa muito com a economia). Além disso, mesmo após escolher um dos planos padrão, o usuário pode clicar no atalho “Alterar configurações do plano” para abrir uma nova janela na qual, clicando em “Alterar configurações de energia avançada”, pode personalizar cada parâmetro do plano escolhido, alterando-o na medida de suas necessidades e gosto.

Até aí, tudo bem. Outros sistemas também fazem isso e Vista não fazia muito diferente. Mas como saber se os ajustes são, de fato, os ideais? Bem, para isto existe o utilitário Powercfg.Exe. Que, quando invocado com o parâmetro “energy” analisa o computador, rastreia os principais recursos que consomem energia e produz um relatório completo que não somente fornece o resultado da análise como também recomenda ações para corrigir eventuais falhas.

O utilitário, do tipo “linha de comando” (que deve ser executado no interior de uma janela de “Prompt de Comando”), exige privilégios de administrador. Portanto, para executá-lo, ou você se registra (“faz o login”) como administrador ou abre uma janela de Prompt de comando com estes privilégios. Neste último caso: abra o menu Iniciar, clique em “Todos os programas”, escolha a entrada “Acessórios”, localize o “Prompt de comando”, clique nele com o botão direito do mause e, no menu de contexto escolha a entrada “Executar como administrador”. Forneça a senha do administrador, na janela do prompt digite “powercfg /energy” (assim mesmo, respeitando o espaço antes da barra invertida, porém sem aspas) e tecle ENTER.

O programa informará, na janela, que habilitou o rastreamento do consumo de energia, que está observando o sistema e analisando os dados. Ao final, avisará que a análise foi concluída e, se foi o caso, que foram encontrados problemas, faz uma lista resumida deles e informa que o relatório completo pode ser examinado no arquivo “energy-report.html” da pasta System32 do diretório Windows. Vá até lá, abra o arquivo (talvez você tenha que eliminar o hífen para abri-lo no Internet Explorer) e analise seu plano de energia. Possivelmente algumas informações serão difíceis de interpretar por sua complexidade técnica. Mas é possível que você encontre (como eu) algo do tipo “Há um problema com a definição do objeto ACPI _PSD neste computador. A instalação do mais recente firmware (BIOS) pode resolver esse problema”.

Ora, não é preciso saber o que é um “objeto ACPI _PSD” para descobrir que é necessário baixar da Internet e instalar o arquivo mais recente da atualização do BIOS de minha placa-mãe...

Figura 1

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]