Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
19/11/2009
< Recursos do Windows 7 >

Windows 7 está na praça e, segundo os analistas, tem tido excelente aceitação da parte dos usuários apesar de sua interface tão cheia de novidades (o que costuma assustar os novatos). Se você migrou recentemente e ainda não conhece os novos recursos do sistema, aqui vai uma pequena lista deles para ajudá-lo a se habituar à nova interface.

Aero Peek – “To peek”, em inglês, significa “dar uma espiadinha”, “lançar um olhar furtivo”, “espionar”. Aero é o nome da interface cheia de transparências e efeitos usada em Windows 7. Aero Peek é o nome de um recurso interessante que permite dar uma espiada na Área de Trabalho quando há diversas janelas abertas. Basta mover o ponteiro do mause para o canto inferior direito da tela, na extremidade da Barra de Tarefas. Quando o ponteiro pousar no pequeno retângulo ali localizado, todas as janelas abertas tornam-se transparentes. Tudo o que se vê é o contorno de suas molduras e, através delas, o conteúdo da Área de Trabalho. O mesmo efeito pode ser obtido combinando-se a tecla Windows com a barra de espaços.

Listas de atalhos – Em Windows 7 a Barra de Tarefas sofreu mudanças significativas. O trecho “Iniciar rapidamente” foi eliminado mas, além dos ícones dos programas que estão sendo executados, é possível fixar ícones dos programas mais usados na extremidade esquerda da barra mesmo que eles não estejam “rodando” (quando se carrega um desses programas, surge um destaque em torno de seu ícone). Esta nova configuração permitiu a implementação do recurso denominado “Listas de atalhos”, acionado com um clique do botão direito do mause em qualquer dos ícones da Barra de Tarefas. O que faz se abrir uma pequena janela com uma lista de atalhos para os documentos mais recentemente abertos pelo programa e alguns comandos adicionais. Obtém-se o mesmo efeito combinando a tecla Windows com Alt e a tecla numérica correspondente à ordem do ícone na barra de tarefas (difícil de explicar, mas basta tentar para ver do que se trata: aperte ao mesmo tempo as teclas Windows, Alt e um número qualquer do teclado alfanumérico e veja qual das listas de atalho será aberta).

Aero Shake – “To shake”, em inglês, significa “sacudir”, “balançar”. Este recurso é curioso: se você, com o mause, arrastar rapidamente a barra título de uma janela de um lado para outro como se a estivesse sacudindo, todas as demais janelas serão minimizadas e apenas ela permanecerá aberta. Achou o recurso inútil? Bem, talvez porque você não tenha se dado conta que Windows 7 oferece suporte nativo a telas sensíveis ao toque. Em um sistema desses, destacar uma janela balançando sua barra título com o dedo pode ser muito útil. O mesmo efeito pode ser obtido combinando-se a tecla Windows com Home.

Maximizar, restaurar e ocupar meia tela – Em Windows 7, arrastar a barra título de uma janela com o mause até o topo da tela faz com que a janela passe a ser exibida em tela cheia. Arrastá-la de volta, “descolando-a” da moldura superior, a restaura. Da mesma forma, arrastar janelas para as molduras laterais faz com que elas passem a ocupar meia tela e arrastá-las de volta restaura a posição e dimensões originais. O que é bom quando se deseja, por exemplo, comparar o conteúdo de duas pastas exibindo-as lado a lado nas duas metades da tela. Os mesmos efeitos podem ser obtidos combinando a tecla Windows com as setas de direção.

Novas interfaces dos programas acessórios Paint e WordPad – Estes programas, além de terem suas funcionalidades expandidas, mudaram radicalmente sua interface com o usuário. Tanto um quanto o outro passaram a adotar o mesmo estilo do Office 2007 (que, ao que parece, constitui o novo paradigma de interface da MS), abandonando os menus (ou reduzindo-os ao mínimo indispensável) e agrupando os comandos nas chamadas “Faixas de Opções” (“ribbon”). Há quem goste, há quem não goste, mas para quem não testou ainda o Office 2007, é uma boa oportunidade de fazer um contato inicial com as faixas de opção.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]