Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
26/11/2009
< Modo XP >

Alguns leitores reclamaram do fato de, embora seja possível atualizar sua versão de Windows Vista para Windows 7 migrando programas, configurações e tudo o mais, o mesmo não pode ser feito por quem deseja fazê-lo a partir de Windows XP. E, considerando que o número de usuários Windows que se manteve fiel ao XP é significativamente maior que o daqueles que haviam migrado para o Vista, o inconveniente vem realmente incomodando a muitos.

É fato que não se perdem arquivos de dados. Na verdade, não se perdem nem mesmo os arquivos de programas: todos eles continuam no disco rígido da máquina em uma imensa pasta “Windows.Old”, mas sob a forma de simples arquivos, não como programas configurados e prontos para o uso. Quem desejar usá-los terá que reinstalá-los.

Isso ocorre porque as diferenças funcionais entre Windows 7 e Windows XP são grandes, muito além do que aparecem na interface. Windows 7 é um sistema operacional mais robusto, desenvolvido para usufruir das grandes vantagens dos microprocessadores multinucleares de última geração e muito mais seguro. O que levanta uma nova questão: com todas estas diferenças estruturais, será que os programas que rodavam no XP rodarão no Windows 7?

Sim, rodarão. Porque, se não rodarem, o próprio Windows 7 (apenas em suas versões Professional e Ultimate) fornece um meio infalível para que o façam: forçá-las a rodar no próprio Windosws XP dentro do Windows 7. O que parece mágica, mas não é. É virtualização.

Virtualização é um recurso disponível nas modernas unidades centrais de processamento (UCPs) que permite “criar uma máquina dentro de outra máquina”. E operar ambas como se fossem de fato duas máquinas totalmente independentes, embora possam se comunicar e transferir arquivos entre si (como saber se a sua UCP faz isso? Calma que já explico). A ideia então é criar uma máquina virtual, instalar nela Windows XP e todos os programas que eventualmente venham a se comportar mal em Windows 7. Como eles estarão instalados em uma máquina independente (embora virtual) que roda Windows XP, se rodavam antes, não há razão para que não rodem agora. Isso se chama “Modo XP” de Windows 7 e, embora instale uma nova cópia de Windows XP, você sequer precisará de uma licença de uso adicional.

Algum dia, talvez, se interesse houver, quem sabe escreverei um artigo discutindo detalhes do Modo XP. Na coluna o espaço e pouco e vou me limitar a explicar como obter e instalar o programa. O primeiro passo (para quem usa uma das versões Professional ou Ultimate de Windows 7, as únicas que aceitam o Modo XP) é visitar a página “Windows Virtual PC” do sítio da MS em < http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/download.aspx > e baixar a ferramenta que verifica se a máquina suporta virtualização (a página é em inglês, mas basta clicar no atalho sobre a palavra “tool” no passo 2). A ferramenta fará uma rápida verificação e abrirá uma janela informando se a máquina é ou não adequada. Em caso positivo, basta selecionar seu sistema operacional e idioma e baixar os dois arquivos cujos atalhos aparecerão assim que a seleção for feita. Um deles instala o dispositivo de virtualização (que permite criar máquinas virtuais para nelas instalar não apenas o Windows XP mas qualquer outro sistema operacional que rode em seu hardware). O segundo instala o Windows XP.

O procedimento é relativamente simples. Surgirão algumas janelas (todas em português, felizmente) guiando seus passos, será solicitada uma senha (não esqueça que você está criando uma máquina independente) e, finalmente, sua nova máquina será configurada. Daí para frente, na sua relação de “Todos os Programas”, aparecerá a nova entrada “Windows XP Mode”. Clique nela e passe a usar sua nova máquina. Que aparecerá como uma janela de programa na Área de Trabalho de Windows 7 (mas poderá ser usada também em tela cheia). Veja, na figura, assinaladas pelas setas, à direita a janela da máquina virtual e à esquerda seu ícone aparecendo entre os dispositivos instalados em minha rede doméstica...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]