Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
14/01/2010
< Movimentando texto em slides >

Hoje em dia dificilmente se imagina uma palestra que não ilustrada com uma apresentação de slides. No início da palestra é comum projetar-se o primeiro slide que fica ali, paradão na tela, enquanto o público se acomoda. E, na maior parte das vezes, ele continua assim, paradão, enquanto o mestre de cerimônias ou coisa que o valha apresenta o palestrante, faz um resumo de seu currículo e informa o público sobre suas inigualáveis qualidades enquanto ele – o palestrante – encabulado com tantos elogios de corpo presente faz de conta que está distraído e lança um olhar vago para um ponto qualquer no alto da parede do fundo do auditório.
E, durante todo este tempo, aquele primeiro slide continua lá, paradão.
Não seria interessante enfeitá-lo com um texto que permanecesse se movimentando através da tela com uma mensagem sobre a palestra ou coisa parecida? Se gostou da idéia, vamos aprender como implementá-la usando o programa Power Point do pacote de aplicativos Office 2007, a ferramenta quase universal para desenvolver apresentações.
Primeiro, crie seu slide de abertura – que normalmente contém o título da palestra e alguns dados sobre o autor ou palestrante. Depois, crie uma caixa de texto passando para a aba “Inserir” da Faixa de Opções e clicando no ícone “Caixa de texto” do grupo “Texto”. Escolha o local de sua caixa clicando no interior do slide, perto de sua margem esquerda (não se preocupe com o local exato, logo iremos movê-la). Digite o texto da mensagem que você deseja que permaneça atravessando a tela enquanto o slide é exibido, tomando o cuidado para que a largura do texto seja tão próxima quando possível da largura do slide (naturalmente você deverá escolher um texto de tamanho adequado e fazer os pequenos ajustes da largura da caixa de texto escolhendo um tamanho de fonte conveniente).
Isto feito selecione sua caixa de texto e a mova – com o mause ou com as setas de direção – de tal maneira que ela se situe completamente fora do slide, mais ou menos na posição da caixa de texto superior da figura. Agora vamos animá-la para que ela atravesse a tela.
Passe para a aba “Animações” e clique em “Animação personalizada” (que aparece destacada na Faixa de Opções da figura). Selecione a caixa de textos e clique em “Adicionar Efeito” no painel “Personalizar animação”. Escolha “Entrada” e clique em “mais efeitos” na base do submenu. No grupo “Básico” da janela “Adicionar efeitos de entrada” escolha “Deslizar”.
Como escolhemos o tipo de animação, ela já aparece no painel “Personalizar animação” com o nome de “Caixa de Texto”. Clique na pequena seta para baixo que aparece ao lado do nome e escolha “Intervalo”. Na caixa “Início”, escolha “Com o anterior” ou “Ao clicar”, dependendo de sua preferência. Na caixa “Repetir”, escolha “Até o fim do slide” para que o texto permaneça se movimentando enquanto o slide for exibido. E na caixa “Velocidade” entre com um valor da ordem de, digamos, 20 segundos (você não precisa se restringir aos valores das opções apresentadas, pode clicar no interior da caixa e entrar com o tempo desejado). Teste seu slide.
Repare que o texto atravessa a tela, como esperado e desaparece, só reaparecendo algum tempo depois. E não é isso que queremos. Para que tenhamos texto na tela todo o tempo, crie uma cópia da animação (copie a caixa de texto e cole imediatamente abaixo dela mesma), alinhe as duas caixas na vertical e arraste com o mause o limite direito da nova caixa até o lado oposto do slide. Isto feito, preencha seu trecho inicial com espaços, deslocando o texto até que fique fora do texto da caixa de coma. Você terá duas caixas de textos como mostrado na figura. Agora, mova a caixa de baixo até que ela se alinhe horizontalmente com a de cima, superpondo seus trechos iniciais. Teste seu slide. As caixas se movimentarão juntas, mas como a segunda tem o trecho inicial em branco, seu texto somente surgirá depois que o da primeira desaparecer. E você terá texto atravessando a tela enquanto o slide estiver sendo exibido.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]