Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
18/02/2010
< SAC Divino >

Segundo Gilberto Gil, “Se eu quiser falar com Deus... tenho que ter mãos vazias... tenho que comer o pão que o diabo amassou...” E, como sabemos, Gil é um cara antenado e em dia com as coisas da Internet. O problema é que a música é antiga.
Hoje, para falar com deus, basta uma boa conexão à rede. Com um pouco de sorte, você até mesmo obterá uma resposta. E se você já estava se preparando para reclamar pelo fato do vocábulo “deus” ter sido grafado com inicial minúscula aí em cima, calma. Pois este a quem me refiro não é Ele em pessoa, mas sim alguém que se faz passar por Ele. Mas o faz de forma tão bem humorada que acabamos perdoando a impostura.
Para falar com este deus via Internet é preciso visitar seu Serviço de Atendimento ao Consumidor, o SAC Divino em < http://sacdivino.org/ >. Para que não se tenha dúvidas sobre com quem se falará, logo na página de abertura o autor se identifica: “Sou invisível, moro nas nuvens, posso tudo, sei de tudo e estou em todos os lugares. Sou perfeito e controlo todo universo, que criei em apenas 6 dias. Eu amo todos vocês, mas tenho uma lista com 10 coisas que não quero que você faça! Se fizer, reservei um lugar especial com fumaça e fogo no qual irei te torturar e sufocar durante toda a eternidade”. Logo abaixo há uma lista de seis (na verdade, “VI”) temas onde a pergunta pode ser enquadrada, que vão desde “I – Da problemática do Amor” até “VI – Dos assuntos diversos”, passando por “II – Afinal, pode ou não pode?”, além de pedidos, sugestões e dúvidas bíblicas. Quem espera uma resposta deve obedecer aos critérios expostos logo na página de abertura. Exemplos: “serão apagados pedidos de números da mega sena, questões sobre Inri Cristo, ovo ou galinha, fim do mundo em 2012, mandar construir uma pedra tão pesada que deus não possa carregar e etc. Todo mundo já fez isso”. Ou: “Se espera uma resposta criativa, faça uma pergunta criativa”.
O sítio não foi feito para ofender ninguém e isto fica claro a qualquer pessoa dotada de ponderação, discernimento e, sobretudo, bom senso (inclusive de humor). Um humor, ça va sans dire, politicamente incorretíssimo, mas graças a Deus (Este, com maiúscula) a febre do politicamente correto, sinônimo de “sem graça”, está passando. Apesar de se fazer passar pelo Criador, o autor o faz de forma tão singela, aberta e bem humorada que, penso eu, nem o mais fervoroso dos cristãos se sentirá ofendido (mas, se algum se sentir, favor reclamar diretamente com o SAC; eu só comento o sítio).
No alto de cada página surge uma nova mensagem a cada acesso. Exemplos: “Eu também não acredito em ateus”; “Aí, promoters: quero ver fazer uma festa com 12 convidados, um pão e um vinho, que seja lembrado por mais de 2 mil anos”; “Alguns humanos parecem que foram criados de outro tipo de barro”; “Para os que não acreditam em milagres, às vezes coloco o Barrichello no pódio”. E por aí vai...
Mas o melhor, naturalmente, são as respostas. Um exemplo: pergunta Isabela “Porque eu ainda to solteira? eu sou tão chata assim?” Resposta: “Minha amada filha, Tu não és chata. Tu és uma pessoa muito agradável, inteligente, bem humorada. És bondosa, simpática, carinhosa e tens uma ótima conversa. O problema é que és feia mesmo”.
E para quem acha o sítio uma bobagem, sou obrigado a confessar que nele dirimi uma dúvida que me intrigava desde os tempos de estudante e continuava me intrigando nestes de professor (se bem que a tendência vem mudando, como comprovam garbosamente algumas de minhas alunas dos anos recentes). Pergunta o Harian: “Caro Deus, pq as meninas bonitas não cursam engenharia?”. E responde o criador: “Filhos, querias passar o resto da vida ouvindo cantada de pedreiro? Não, né?”.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]