Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
20/05/2010
< Você conhece o Google? >

Seria uma ingenuidade de minha parte perguntar se você conhece o Google. Se perguntasse você dificilmente conteria um sorriso de mofa e provavelmente iria procurar uma coluna mais séria. Portanto, não vou perguntar. Vou afirmar: você não conhece o Google.
Discorda?  Então vamos lá. Continue lendo e se, ao final, você constatar que já sabia que o Google faz tudo o que lerá, admito que errei: sim, você conhece o Google. Caso contrário...
Dentro de um par de semanas estarei em Taipei, Taiwan, para visitar a Computex 2010. Então é bom saber como estará o tempo por lá. Ajude-me: abra o Google (www.google.com.br) e digite na caixa de buscas apenas: “tempo taipei” seguido de ENTER (não precisa digitar aspas nem perder tempo com a inicial maiúscula, o Google sabe). Viu? Hoje o tempo está nublado e a temperatura oscila entre 24 e 31 graus centígrados. Não vou precisar de agasalhos.
E dinheiro? Como vou me virar com a moeda local? Quanto vale? Bem, aí complica um pouco porque tem que ser em inglês. Mas basta entrar com:“Currency of taiwan in brazilian money” e ENTER. Voilá: um dólar taiwanês vale 0,0566 reais (é claro que para descobrir as taxas de câmbio de outros países basta substituir o nome do dito país em inglês).
E um real vale quantos dólares taiwaneses? Teremos que“fazer conta”. Tem uma calculadora por perto? Não? Mas claro que tem. Bem aí na sua frente. Entre, na caixa de pesquisas do Google (novamente: não precisa das aspas): “1/0,0566=” e descubra que o resultado é 17,66. Nada mau para uma moeda que já foi tão desvalorizada. Incidentalmente: você pode fazer qualquer tipo de cálculo usando parênteses para indicar precedência e o acento circunflexo (“^”) para indicar “elevado a”. Por exemplo: o valor do polinômio “3x2-4x+7” para x=3 pode ser obtido entrando na caixa de pesquisas do Google com “3*3^2-4*3+7=” e o resultado é 22.
E quando eu ligar de Taipei para o Brasil, será que me arrisco a acordar alguém? Qual a diferença de fuso horário? Bem, o Google está aí para isso mesmo. Basta entrar com “hora taipei” para descobrir não somente que agora (no momento que escrevo, 14h30min de 17/05) são 01h30min de 18/05 (opa! Lá já é amanhã) como também que a temperatura é de 25 graus centígrados e o vento não sopra no momento sobre a cidade.
Mas será que eu já escrevi sobre Taipei? Posso descobrir entrando no Sítio do Piropo em www.bpiropo.com.br, passando para o dispositivo de busca em “pesquisar” e entrando com “Taipei”. Mas isso porque o Sítio do Piropo tem um dispositivo de busca (e muito bom, por sinal). E se não tivesse? Fácil. Entre, na caixa de pesquisas do Google, com a palavra ou expressão (neste último caso, entre aspas) que deseja encontrar, seguida do sinal gráfico de dois-pontos (“:”) e do URL do sítio onde desejapesquisa-la. Por exemplo, entre com “taipei:www.bpiropo.com.br” e descubra que eu já escrevi 49 artigos que mencionamTaipei. Não admira: afinal é lá que rola a Computex, uma das maiores feiras de informática do mundo.
Mas e o que as outras pessoas escreveram e postaram na Internet sobre Taipei? Bem, esta é fácil, basta fazer uma busca com a palavra “taipei”. Mas digamos que eu esteja interessado apenas, por exemplo, nos textos postados no formato “doc” do Word. Bem, neste caso basta entrar com “taipei filetype:doc” e ENTER. Vou precisar refinar um pouco minha busca pois há mais de 50 mil arquivos deste tipo que mencionam Taipei. É claro que eu poderia procurar por “taipei filetype:pdf” (quase 3,2 milhões), “txt” (13 mil) ou qualquer outro tipo de arquivo, inclusive filmes (“taipei filetype:wmv” retorna duas ocorrências).
Isso tudo sem falar no Google Maps que me oferece um mapa detalhado da cidade de Taipei e é capaz de localizar qualquer endereço por lá (descobri que o hotel que reservaram para mim fica a dois quarteirões do Taipei 101) e do Google Earth que me mostra isso em detalhes.
Pois é como eu dizia: você conhece o Google?

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]