Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
01/07/2010
< Windows 8 já “no forno” >

Windows 7 foi lançado em outubro de 2010, já vendeu mais de 150 milhões de cópias, tem consistentemente sido elogiado por usuários e analistas e, segundo as estatísticas do W3Schools, em <http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp>, acaba de ultrapassar o pico de aceitação de Windows Vista (18,6% do mercado, justamente em outubro do ano passado). Portanto, ao contrário do que ocorreu com Vista, cuja aceitação foi pra lá de pífia, a MS não deveria estar preocupada com o desenvolvimento de seu sucessor. Mas está.
Surpreendeu-se? Pois não devia. Quanto tempo medeia entre lançamentos de versões sucessivas de Windows? Fora raros casos, como o indigitado Vista, que angariou as antipatias do mercado (a meu ver, sem razão) e Windows Me, com resultado pior (a meu ver, com toda a razão) e desconsiderando as versões lançadas para o mercado corporativo, como NT e 2000, desde Windows 3,1, a primeira que realmente caiu nas graças do mercado, versões sucessivas de Windows são lançadas a cada três anos. Basta acompanhar. Windows 3.1, lançada em 1992, passando por Windows 95, em 1995, Windows 98, em 1998 (Windows Me foi lançado em 2000 mas serámisericordiosamente desconsiderado) até Windows XP, em 2001. Que fez tal sucesso que, em 2004, ao lançar o que deveria ter sido a versão seguinte, a MS preferiu chama-la de “Pacote de Serviços” e lançou o Windows XP SP3. Depois, em 2006, veio o Vista, um pouco antes do tempo. E em 2009, o Windows 7. Portanto, espera-se que seu sucessor, que chamaremos de Windows 8, seja lançado em 2012. E agora a equipe de desenvolvimento de sistemas operacionais da MS há de estar gozando merecido repouso, certo?
Errado! Estão trabalhando, e muito, porque uma nova versão de sistema operacional não se cria da noite para o dia. A tarefa demanda longas sessões de trabalho, noites em claro, reuniões a mais não poder e, sobretudo, muitas consultas aos parceiros, especialmente os responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação dos micros onde o novo sistema rodará.
É claro que nem a MS nem seus parceiros admitirão isso. Tradicionalmente, admitir que já se está trabalhando no sucessor de um produto enfraquece as vendas do produto, mesmo sendo óbvio que o desenvolvimento demanda anos. Por isso o sigilo é fundamental. Pergunte a qualquer executivo da MS sobre Windows 8 (ou mesmo sobre o IE 9) e receberá como resposta, no mínimo, um gélido silêncio. Faz parte das regras do jogo.
Mas de quando em vez ocorre o inesperado.É que uma tarefa deste porte exige consultas a parceiros, o que implica movimentar informações. E informações são fluidas. Tão fluidas que, como qualquer outro fluido, sua movimentação exige cuidados muito especiais. Senão, vazam.
Vazam como? Se você está interessado nos detalhes do vazamento, consulte o artigo “The Anatomy of a Leak: Windows 8 Documentation” de Stephen Chapman no “Microsoft Kitchen”, em < http://msftkitchen.com/2010/06/the-anatomy-of-a-leak-windows-8-documentation.html >. Diz ele que uma das cópias de uma apresentação criada pela MS para discutir com a parceira HP algumas das futuras características de Windows 8 caiu em mãos pouco confiáveis e acabou no blog de Francisco Martin. De onde sumiu misteriosamente (ou nem tanto: afinal o blog de Don Francisco se hospeda em spaces.live.com, da MS). Mas foi recuperada em outras plagas, inclusive pelo próprio Chapman. Que a publicou, com todos os slides e sua análise, em < http://msftkitchen.com/2010/06/windows-8-plans-leaked-numerous-details-revealed.html >, no artigo “Windows 8 Plans Leaked: Numerous Details Revealed”. Portanto, se você lê inglês e está curioso sobre o que a MS cogita introduzir em Windows 8, pode dar uma olhada no artigo de Chapman. E, se não lê inglês, pode visitar o Forum PCs em < www.forumpcs.com.br > e ler a análise de outro colunista sobre os tais slides. Um tal de B. Piropo. Conhece?

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]