Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
09/09/2010
< Ícones da Área de Notificação >

Windows é um sistema operacional extremamente flexível, sobretudo no que diz respeito à personalização da interface com o usuário. O que é muito bom, mas tem lá seus inconvenientes. Um deles é o fato de que certos usuários alteram tanto o aspecto de sua interface que ela passa a servir apenas a ele. Mas, afinal, sendo a interface dele, ninguém tem nada com isso e é para isso mesmo que servem os recursos de personalização. Por outro lado, volta e meia e sem se dar conta disso, um ou outro usuário faz alterações indevidas e indesejadas. E só vai perceber que elas foram feitas bem mais tarde, quando não mais se lembra do procedimento usado e, portanto, não sabe revertê-lo.
Parece bobagem? Talvez. Mas acontece com muito maior frequência do que se pensa.
Um exemplo: a extremidade direita da barra de tarefa de Windows exibe ícones que ali foram postos à revelia do usuário. Este trecho foi batizado pela MS de Área de Notificação e os ícones ali exibidos têm por fim informar (ou notificar, daí o nome) o usuário sobre os programas carregados – geralmente em segundo plano – e seu estado a cada momento. Alguns destes ícones foram ali incluídos pelo próprio Windows, outros pelos programas que representam.
Ocorre que volta e meia a Área de Notificação acaba sobrecarregada. Por isso mesmo Windows oferece a possibilidade de escolher quais ícones devem ali permanecer e quais podem ser ocultos ou removidos.
Um bom exemplo é o ícone que mostra o status da conexão de rede (que vale, naturalmente, para a conexão à Internet quando o micro não está ligado a uma rede local) que a maior parte das pessoas acha conveniente manter na Área de Notificação.
Se este é seu caso e o seu desapareceu, vamos recuperá-lo.
Primeiro no Windows XP. Clique no menu Iniciar, abra o Painel de Controle, passe para o grupo “Conexões de rede e Internet” e clique sobre a entrada “Conexões de rede” (cujo ícone é um globo terrestre ligado a uma tomada). O painel da direita da janela que então se abre pode mostrar diversos ícones (especialmente para quem usa mais de um provedor de Internet), cada um correspondente a uma possível conexão de rede. Se você estiver conectado a um deles, ao lado do ícone e logo abaixo do nome da conexão, aparecerá o aviso “Conectado”.  Clique com o botão direito sobre o ícone, acione a entrada “Propriedades” e, na parte de baixo da aba “Geral”, marque a caixa “Mostrar ícone na Área de Notificação quando conectado” (e se você usa mais de um provedor e conecta ora a um, ora a outro, repita o procedimento para cada um deles). A partir de então, sempre que a conexão estiver ativa, seu ícone aparecerá na Área de Notificações (acompanhado de um sinal de alerta em caso de problemas).
Com Windows 7 ou Vista a coisa ainda é mais fácil. Basta clicar com o botão direito sobre a própria Barra de Tarefas e acionar a entrada “Propriedades” de seu menu de contexto para abrir a janela correspondente. Nela, na aba “Barra de Tarefas”, procure pelo botão “Personalizar” no trecho relativo à Área de Notificações e clique nele. Você verá se abrir uma janela semelhante à da figura. Repare que a cada ícone corresponde um pequeno menu de cortina com opções que permitem mostra-lo na Área de Notificações juntamente com as notificações pertinentes, mostrar apenas as notificações (quando for o caso) ou ocultar ambos. Escolha a que mais lhe agradar e saia fechando a janela com um clique em OK.
Porém sugiro que, antes de fazê-lo, role a lista para cima e examine os demais ícones que você pode – ou não – incluir na Área de Notificações. É claro que sua lista depende do conjunto de programas instalados em seu computador, mas talvez lhe interesse alterar o comportamento de um ou outro. Ou, se preferir, marcar a caixa “Sempre mostrar todos os ícones e notificações na barra de tarefas”, mas eu não recomendo. Vai congestionar à toa sua Área de Notificações.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]