Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
16/09/2010
< Google Instant >

Talvez você tenha notado que já há algum tempo o dispositivo de pesquisas do Google inaugurou um serviço novo que tenta “adivinhar” o termo que você pretende pesquisar e oferece algumas sugestões que vão se alterando na medida que você digita o termo ou expressão a ser pesquisado. Trata-se de um serviço, o “Suggest”, que ajuda um bocado.
Para quem não se deu conta do que se trata, expliquemos como funciona. Vamos supor que você queira procurar o sítio deste pobre escrevinhador entrando com seu nome, “bpiropo”. Abra seu navegador, entre no Google (<www.google.com.br>) e comece a digitar o nome na caixa de pesquisas. Digitado o “b” inicial, o Google abre um menu de cortina com termos começados com “b”. Como é muito difícil adivinhar só com uma letra, o Google “vai no popular” e exibe a lista dos sítios mais populares começados com “b”, encabeçada pelo “baixaqui”, seguido do “bol”, “bb”, “bradesco” e mais um monte de nomes de bancos. Boa tentativa, mas não é o que queremos. Seguimos com o “p” e a lista muda, começando com “bp” (iniciais de “British Petroleum”) seguido de uma série de (provavelmente) siglas que começam com “bp”. Ainda não está perto, mas seguindo em frente e digitando o “i” aparecem novas sugestões, encabeçadas por “bpi” (sigla de um banco português), seguido de alguns sítios subsidiários do próprio banco, como “bpinet” e, para minha surpresa, logo no quinto posto da lista, aparece um inesperado “piropo” que, se receber um clique, mostra uma lista de quase dois milhões de resultados encimada, quem diria, justamente pelo “Sítio do B. Piropo”. E se não reparar nele e continuar a digitar o “r”, o “bpir” fará a lista se reduzir a só uma entrada, justamente o “piropo” que leva ao sítio deste seu criado, obrigado. Experimente. Talvez no seu micro as listas sejam um pouco diferentes, mas garanto que você tem uma grande probabilidade de chegar ao objeto de sua pesquisa antes de terminar de digitar a expressão.
Como é que o Google descobre que se está pesquisando pelo meu sítio com apenas três míseros caracteres, “bpi”, não sei. Mas que funciona, lá isso funciona. Experimente.
Pois não é que o Google deu mais um passo avante e conseguiu uma proeza que, contando ninguém acredita? Ainda bem que posso demonstrá-la para não ser acusado de mentiroso.
A proeza por enquanto, ainda não está disponível no Brasil. O serviço foi implementado apenas nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Rússia, mas a Google promete estendê-lo breve para os demais países. Chama-se “Google Instant” e é uma espécie de “Suggest” incrementado. E bota incrementado nisso...
O que o Google Instant faz é muito simples (quer dizer, muito simples de descrever; para implementar deve ter dado um trabalho do cão...): a cada caractere digitado na caixa de buscas, não apenas é apresentada a lista de sugestões como também, pasmem: aparece, abaixo da caixa, uma página de resultados, com os sítios mais relevantes correspondentes aos caracteres digitados. E isto é feito caractere a caractere, tão rápido quanto você digita, mudando a lista a cada caractere (mas note que para que isto aconteça você precisa de uma conexão de alta taxa – ou banda larga – mesmo; com 20 Mb/s a coisa é quase instantânea).
Mas se o serviço ainda não está disponível no Brasil, como experimentá-lo? Entrar apenas com < www.google.com >, sem o “br” no final, não resolve: pelo endereço IP o servidor percebe que sua máquina está cá no patropi e lhe manda para o Google Brasil. Então, faça o seguinte: peça ao Google para “falar” inglês. Ou seja: epecifique a linguagem entrando com “http://www.google.com/webhp?hl=en”, assim mesmo, porém sem aspas (como na figura). Aparecerá a interface usada nos EUA, e nela o serviço funciona. Experimente. O Google garante que com o “Instant” ganha-se de dois a cinco segundos por busca.
Não é nada, não é nada, não é nada mesmo. Mas que o treco é impressionante, lá isso é...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]