Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
23/09/2010
< O IE9 está na praça >

A tão esperada versão 9 do Internet Explorer foi lançada. Ou não? Quer dizer: que foi lançada não há dúvidas, o IE9 já está disponível e quem quiser baixa-lo diretamente do sítio da MS pode fazê-lo de < http://windows.microsoft.com/pt-BR/internet-explorer/products/ie-9/home?os=win7&arch=b&browser=ie9  >. O “ou não” refere-se a “tão esperada”. Porque já houve época em que o domínio do IE no mercado de navegadores era tão avassalador que o lançamento de uma nova versão era um acontecimento. Depois o domínio reduziu-se até que, no início do ano passado, o IE foi alcançado pelo Firefox e desde então vem perdendo terreno. E, curiosamente, para o Chrome, pois o Firefox estacionou em torno dos 45% enquanto o Chrome cresceu continuamente de 4% para 17% e o IE caiu dos 45% para os atuais 31% (dados obtidos no sítio w3schools, em < http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp >).
Então o IE9 talvez não fosse assim tão esperado. Mas é benvindo pelas novidades que traz. Novidades em relação à versão anterior, o IE8, bem entendido. Porque a maioria delas já tinha sido implementada nos demais navegadores, especialmente no Firefox, há um bom tempo.
Note que isto não quer dizer que a MS deixou de ser inovadora para passar a copiar recursos dos concorrentes. Quer dizer apenas que é assim que o mercado de software evolui. Cada novo recurso implementado por um contendor é quase imediatamente copiado pelo outro, que por sua vez terá suas inovações copiadas pelo primeiro e assim vai. Coisas da vida...
Mas quais foram as mudanças, afinal? Bem, houve as internas, difíceis de notar. Por exemplo: o IE9 agora se comunica diretamente com a controladora de vídeo e consegue usufruir as funções de aceleração do próprio hardware. E foi desenvolvido o “Chakra”, um algoritmo de compilação de “scripts” que, em processadores multinucleares, usa um núcleo só para si. Segundo a MS, estas duas novidades tornam não apenas o navegador muito mais rápido como também melhoram significativamente a exibição de gráficos e vídeos. E um ponto relevante: afinal a MS se deu conta da importância dos padrões e o IE9 adere ao CSS3, HTML5 e outros.
Depois, as mudanças aparentes. Como se pode ver na figura, a “cara” do IE mudou. As barras de ferramentas foram eliminadas, abrindo mais espaço para a página que está sendo exibida. A caixa de pesquisas foi fundida com a de endereços, tornando-se a “One Box”, onde entra-se com endereços ou faz-se pesquisas e o navegador inteligentemente se dá conta do que o usuário deseja e age de acordo (funciona, eu asseguro). A interface ficou mais “limpa”.
As guias, ou “abas”, agora são codificadas com cores (sim, todo o mundo já faz isso, eu sei). Pode-se saber que uma guia foi aberta a partir de outra (ou seja, clicando-se em um atalho da primeira) simplesmente olhando para suas cores. O que facilita agrupar guias correlatas. Isto, combinado com outra novidade que permite abrir uma nova janela do IE9 simplesmente arrastando uma guia para fora da janela original e, se for o caso, arrastar novas guias para esta janela, agrupando-as segundo um dado critério, facilitou muito o trabalho de pesquisa na rede.
Quando se solicita a abertura de nova guia, não mais aparece aquela insossa página em branco. Agora surge a página “Nova Guia”, com pequenos quadrados que mostram os sítios mais frequentemente visitados em ordem de preferência. Mas o mais interessante é a integração do IE9 com Windows 7. Por exemplo: agora se pode arrastar o ícone de um sítio da caixa de endereços diretamente para a barra de tarefas de Windows ou para o menu Iniciar. O ícone fica ali, quietinho, a sua espera. Um único clique e seu sítio aparece já no interior de uma janela do IE9 especialmente aberta para tal fim. Um negócio danado de prático.
E tem mais coisas, muitas mais. Mas o espaço é pouco e o tempo urge. Então sugiro uma visita à página do IE9 em < http://windows.microsoft.com/pt-BR/internet-explorer/help/ie-9/whats-new-in-internet-explorer-9 >. Nela você encontrará todas as novidades. E em português...

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]