Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
11/11/2010
< Avançando slides automaticamente no PowerPoint >

O PowerPoint é um excelente programa para ilustrar palestras. Para exibir as apresentações basta um projetor e um computador com o próprio PowerPoint instalado (ou com seu “Visualizador”, distribuído gratuitamente pela MS em seu “Centro de download” em < http://www.microsoft.com/downloads/Search.aspx?displaylang=pt-br >).
Quando se dispõe de um controle remoto para apresentações, maravilha: avança-se cada slide no momento desejado. Se não, há que avançar manualmente usando o mause ou teclado. Isto, é claro, quando estão ao alcance do palestrante. Quando não, a cada avanço de slide há que interromper a apresentação e solicitar ao operador do micro que troque o slide. Um negócio que, além de ser um bocado deselegante, distrai a plateia e quebra o ritmo da apresentação.
Uma solução alternativa é ajustar a apresentação para que faça a troca automática de slides nos intervalos desejados. Neste caso, basta iniciar a palestra e aguardar cada troca para prosseguir. Se o ajuste for bem feito, a plateia nem perceberá que os slides avançam sozinhos. Mas é claro que, para isto, é preciso ensaiar a palestra cuidadosamente ao fazer o ajuste.
Se você deseja tentar, faça o seguinte: carregue o PowerPoint, selecione o primeiro slide, prepare-se para fazer sua apresentação, abra a Guia “Apresentação de Slides” e clique no botão “Testar Intervalos”. O programa iniciará uma apresentação de slides e abrirá ao lado dela a janela “Gravação em andamento” e seu relógio digital que marca o tempo transcorrido.
Fale pausadamente como se estivesse fazendo sua apresentação e, no momento de passar para o próximo slide, clique na seta para a direita que aparece na extremidade esquerda da janela. Isto avançará o slide e o relógio passará a registrar, no centro da janela, o tempo do novo slide e, à direita, o tempo acumulado desde o início da apresentação. Se precisar interromper o trabalho, clique no ícone “pausar” e para retomar o trabalho clique no botão “Continuar gravação”. Prossiga até o final. Após o último slide, abre-se uma janela informando: “O tempo total da apresentação de slides foi de HH:MM:SS. Deseja manter os novos tempos de slide quando exibir a apresentação de slides?” e os botões “Sim” e “Não”.
Se você clicar em “Não” os tempos serão desconsiderados. Mas clicando em “Sim” o painel principal da janela do Power Point passará para o modo de exibição “Classificação de Slides”, ou seja, será ocupado pelo conjunto de miniaturas dos slides mostrando, abaixo do canto inferior esquerdo de cada slide, o tempo gasto para exibi-lo durante o ensaio.
Os tempos estão aceitáveis? Para que a apresentação “rode” automaticamente respeitando-os quando for invocada, clique no botão “Configurar Apresentação de Slides” para abrir a janela correspondente e, no grupo “Tipo de apresentação” marque o botão “Apresentada em um quiosque (tela inteira)”; no grupo “Mostrar slides”, deixe marcado o botão “Todos”; e no grupo “Avançar slides”, deixe marcado o botão “Usar intervalos, se houver”. E salve o arquivo.
Agora, quando a apresentação for acionada, os slides se sucederão na tela automaticamente, permanecendo em exibição pelo tempo ajustado. Se desejar alterar a temporização, clique no botão “Gravar apresentação de slides” (o que reiniciará a apresentação a partir do primeiro slide; se a apresentação for muito extensa e você desejar alterar apenas os tempos a partir de um determinado slide, selecione-o, clique na pequena seta para baixo ao lado do botão “Gravar apresentação de slides” e escolha “Iniciar gravação pelo slide atual”) e repita o processo de marcação dos tempos. E se desejar desfazer a gravação, clique nesta última seta e escolha “Limpar cronometragem em todos os slides”.
É claro que o mesmo procedimento pode ser usado para criar uma apresentação tipo “Mostra de slides” (“slide show”) onde os slides se sucederão na tela pelo tempo ajustado. E se você quiser que a mostra seja repetida indefinidamente, basta marcar a caixa “Repetir até ‘Esc’ ser pressionada” na janela “Configurar Apresentação de slides”. Bom proveito.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]