Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
02/12/2010
< MS Security Essentials >

Hoje em dia é inaceitável usar um computador sem algum tipo de proteção contra programas mal intencionados. As ameaças estão por toda a parte, ocultas em mensagens de correio eletrônico aparentemente inocentes e em sítios da Internet que parecem confiáveis quando na verdade são cópias quase perfeitas de sítios seguros. Um clique no atalho errado, um pequeno deslize, e lá vai a vaca a passos largos para o brejo. E, como a tarefa de “limpar” uma máquina infectada, além de não ser simples, não é lá muito garantida, é mais fácil impedir que a vaca se atole que tirá-la do brejo. Portanto, acrescente ao mantra “jamais esqueça de fazer cópia de segurança de seus arquivos” a extensão “e de manter uma proteção ativa”.
Mesmo porque proteger a máquina é mais fácil do que parece. Há “pacotes” excelentes, como o “ESET Smart Security”, já na versão 4, que além de fornecer proteção permanente contra vírus e programas espiões, oferece um “firewall” pessoal e um módulo de bloqueio de mensagens indesejadas (“spam”) muito eficientes. É distribuído no Brasil pela Protagon aqui mesmo de Belo Horizonte e eu o uso regularmente há anos sem qualquer tipo de problema.
Mas há ocasiões em que a instalação de um pacote comercial não se justifica. Seja porque você está apenas testando o acesso à Internet após haver instalado o sistema operacional em máquina de terceiros, seja porque a máquina será usada a maior parte do tempo em atividades ou, quem sabe, porque você quer poupar sua grana suada e não deseja pagar uma licença de uso de um pacote comercial. Ainda assim é indispensável instalar algum tipo de proteção. E para resolver este tipo de problemas existem as soluções gratuitas.
Há diversas, cada uma com suas limitações (geralmente são oferecidas por empresas que fornecem também uma solução paga, esta sem as limitações da gratuita). Mas há uma, surpreendentemente pouco conhecida que embora, como o nome indica, ofereça apenas proteção essencial (vírus e programas espiões), não padece de limitações e é fornecida por uma empresa que não costuma dar coisas de graça: a própria Microsoft, quem diria...
Seu nome é “Microsoft Security Essentials”. Pode ser baixado diretamente do sítio da Microsoft em < http://www.microsoft.com/security_essentials/default.aspx?mkt=pt-br > clicando no botão “Baixe Grátis” e escolhendo o idioma desejado e a versão do sistema operacional (só funciona no XP, Vista e Windows 7). O arquivo será transferido para seu computador. A instalação é simples: basta executar o arquivo e seguir as instruções das janelas que se sucedem. Ainda assim, na página de onde se obtém o arquivo, há um ícone para um vídeo de instalação e outro que leva a uma página de “Ajuda e suporte” onde outros vídeos ilustram como usar o programa e lidar com alguma ameaça eventualmente detectada.
Instalado, o programa se oferece para fazer uma verificação no sistema. Convém aceitar. E com paciência, porque dependendo do número de arquivos, mesmo a verificação “Rápida” consome algum tempo. Terminada a verificação o programa mostra a janela da figura.
Repare que na extremidade direita aparece a guia “Configurações”. Nela você pode agendar verificações automáticas, definir ações padrão quando ameaças são detectadas, ativar ou não a proteção em tempo real e outras tantas ações (como por exemplo ajustar o programa para criar automaticamente um ponto de restauração do sistema cada vez que executar uma verificação agendada). Na guia “Histórico” você pode examinar a lista das ameaças eventualmente encontradas e, na “Atualizar”, forçar a atualização da definição de vírus – se bem que estas atualizações são feitas regular e automaticamente sempre que for feita uma atualização do sistema. Isto é tudo. Caso você mantenha ativa a proteção em tempo real, o que é recomendado, um pequeno ícone aparece na Área de Notificação.
Enquanto ele se mantiver verde, sua tranquilidade está garantida.

Clique apra ampliar...
Figura 1 - Clique para ampliar

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]