Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
06/01/2011
< Ano Novo, hora da faxina >

A mudança de ano é inexorável, como inexorável é a tendência de acumularmos porcarias em nossos discos, fragmentarmos arquivos, enchermos o Registro com lixo e coisas que tais. Então por que não aproveitar a mudança do ano para pôr algumas destas coisas em dia?
É claro que entre elas não incluo a cópia de segurança, que isto não é coisa que se faça uma vez por ano. É como tomar banho: mamãe nos ensinou que tem que ser todo dia. E, do ponto de vista da segurança de dados, fazer cópia de segurança uma vez por ano equivale, no que toca à higiene, a tomar um banho anual. Portanto, se você não faz cópias de segurança regulares, o ano novo ano é uma boa ocasião para começar. Em Windows 7, abra o Painel de Controle, clique no atalho (“link”) “Fazer backup do computador”, configure e faça a cópia. Com a queda de seus preços, os discos rígidos externos tornaram-se o meio ideal para elas. Vale a pena comprar um, conectá-lo a uma porta USB ou SATA externa (que estão se tornando cada vez mais comuns) e usá-lo para as cópias de segurança. Quem acha que fazê-las diariamente é um exagero, que faça pelo menos uma vez por semana. Mas não deixe de fazer.
O Registro é um imenso repositório de informações sobre programas, periféricos, dispositivos externos e internos, componentes, o diabo. Sem ele Windows não funciona. E com ele “mal ajambrado”, funciona mal. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não se trata de um arquivo. Na verdade é um enorme banco de dados, criado e atualizado dinamicamente a cada inicialização (aí, sim, a partir de um pequeno conjunto de arquivos) e frequentemente consultado pelo sistema operacional e programas. Cada vez que se instala um programa, acrescenta um periférico ou se faz uma alteração na configuração da máquina, do sistema ou de seus programas, o Registro é alterado para (naturalmente) registrar o fato. Acontece que nem sempre, quando se remove um programa ou periférico ou ainda quando se desfaz uma mudança, a alteração correspondente no Registro é desfeita. E ele segue criando apêndices inúteis que tornam o sistema mais lento. Há programas que servem justamente para “limpar”, desfragmentar e atualizar o Registro, alguns gratuitos. Eu não costumo sugerir programas pagos, mas vou abrir uma exceção para o MV RegClean, um excelente, eficaz (e baratíssimo) utilitário desenvolvido por um brasileiro, Marcos Velasco, que pode ser baixado de seu sítio, em < www.velasco.com.br >. Baixe, registre (custa apenas R$ 9,99), instale e rode o programa. Seu Registro ficará novo em folha e o desempenho de sua máquina pode melhorar bastante.
A quantidade de lixo que acumulamos em um disco rígido em um ano é assustadora. Portanto, se você não o remove regularmente, por que não fazê-lo no início do ano? O próprio Windows oferece um utilitário para este fim chamado, ora quem diria, “Limpeza de Disco”, mas ninguém melhor que nós mesmos para saber o que devemos ou não guardar. Portanto, antes de usá-lo, convém dar uma olhada cuidadosa nas pastas onde guardamos documentos, músicas, filmetes, fotos e quejandas, removendo o que não mais nos interessa. Depois, sim, abra o menu Iniciar e vá para “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas do sistema” e clique na entrada “Limpeza de disco”. Comece escolhendo o disco rígido (se tem mais de um, repita para cada um) a ser limpo. Após alguns segundos aparece a relação do que pode ser descartado. Mantenha os marcados por padrão, acrescente mais alguns, inclusive e principalmente a Lixeira (senão a faxina manual feita antes de nada adiantará) e clique em OK.
A limpeza, além do uso normal, deixa espaços nos discos rígidos e espalha arquivos em diversos fragmentos. “Juntá-los” melhora o desempenho do sistema porque acelera a leitura dos arquivos. Para tanto, depois de feita a limpeza, repita o caminho: menu Iniciar, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas do sistema” e, agora, clique em “Desfragmentador de discos”. De novo, escolha o disco e mande executar a desfragmentação. Missão cumprida.
Tudo isto é manutenção de rotina. Estou apenas aproveitando a época para tocar no assunto. Mas você não vai esperar um ano para fazer tudo de novo. Ou vai?

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]