Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
10/02/2011
< Memtest86. >

Recentemente atualizei minha máquina. E como sou eu mesmo que monto meus micros de acordo com minhas preferências, “atualizar a máquina” implica testar componentes, reinstalar sistema operacional e programas. Nesta faina, volta e meia encontro pequenos utilitários, sempre gratuitos e muito úteis. Tão úteis que vale a pena compartilhá-los com vocês.
Esta coluna é sobre um deles, o “Memtest86”. Que não faz muito, mas o que faz, faz bem feito. E com este nome, naturalmente, não poderia fazer outra coisa senão testar memória. Mais especificamente a memória instalada em placas-mãe de computadores de “arquitetura x86”, ou seja, equipadas com os processadores da Intel ou AMD para micros pessoais derivados do bom e velho 8086 da Intel usado no primeiro PC. Foi desenvolvido por Chris Brady e sua primeira versão liberada em 1994. A mais atual é a 4.1, que está rodando em uma máquina aqui ao lado (embora o sítio afirme que é a 3,5 e a 4,0 está em vias de ser liberada; como se vê Mr. Brady é mais diligente em aperfeiçoar seu programa que em manter seu sítio atualizado, o que é bom). O programa é oferecido nos termos da GPL (General Public License), ou seja, distribuído gratuitamente desde que seja preservado o direito de autoria.
O Memtest86 executa o teste de memória da forma mais singela possível, independentemente da instalação prévia de qualquer programa ou até mesmo de um sistema operacional. O que faz dele o utilitário ideal para verificar, por exemplo, se o que está impedindo ou travando o procedimento de instalação de um novo sistema operacional é um módulo de memória defeituoso. Ou para, simplesmente, testar a memória novinha e recém-instalada em uma placa-mãe igualmente nova com um processador não menos novo antes de iniciar qualquer outro procedimento, evitando assim a perda de tempo e o aborrecimento de efetuar a montagem e instalar sistema e programas em uma máquina com um módulo de memória cujo defeito só vai se manifestar depois da tarefa concluída.
O programeto pode ser obtido no sítio Memtest86.com, em < http://www.memtest86.com/ >. Basta visitar o sítio, clicar no botão “Free Download”, escolher o sistema operacional a ser usado para criar o CD do programa (que é fornecido sob a forma de um arquivo ISO, ou seja, uma imagem de disco inicializável), baixar o arquivo correspondente e criar o disco.
Pronto, é o que basta. Rotule o disco com o nome do programa, coloque-o no acionador de discos óticos (“drive” de CD ou DVD) da máquina a ser testada, ligue-a, entre no programa de configuração, ou “setup” (geralmente premendo a tecla “Del” ou F2 logo após ligá-la e mantendo a tecla pressionada até aparecer a primeira tela de configurações), ajuste a máquina para inicializar do CD (use a opção “Boot priority” ou algo semelhante) e espere.
Quase imediatamente aparecerá uma tela com as características da UCP, da memória e do “chipset” (conjunto de circuitos auxiliares da placa-mãe) e um indicador de progresso e do número do teste que está sendo realizado. O programa rodará indefinidamente, variando o tipo de teste e repetindo toda a sequência enquanto a máquina não for desligada.
E isto é tudo. Como se vê, o Memtest86 não faz muita coisa. Mas há profissionais que o deixam rodando dezenas de horas, por vezes dias seguidos, quando querem ter certeza que não é uma falha eventual da memória que está provocando “aquele” problema intermitente. Isto porque também os módulos de memória são sensíveis ao calor (e se você lida com eles e é observador, já reparou que alguns dos módulos modernos, especialmente os mais rápidos e de melhor qualidade, são revestidos com lâminas metálicas que funcionam como dissipadores) e há casos em que eventuais defeitos na memória só se manifestam depois de horas de funcionamento, quando a temperatura já está suficientemente elevada.
A memória de seu micro está lhe pregando peças? O Memtest86 está aí para isto mesmo...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]