Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
24/03/2011
< O IE9 está na praça >

Segunda-feira da semana passada a MS lançou a versão final do Internet Explorer 9 quase exatamente um ano depois da primeira versão beta. Neste ano foram baixadas quarenta milhões de cópias às quais se juntaram as 2,35 milhões baixadas apenas nas primeiras 24 horas após o lançamento. Uma marca admirável para um navegador que roda apenas nos Windows 7 e Vista. Se você usa um deles e manteve-se fiel ao Internet Explorer, corra para baixar a nova versão sem qualquer hesitação. Já se, mesmo usando Windows 7 ou Vista você desistiu do IE e migrou para o Google ou Firefox, pode ou não voltar para o velho IE.
Isto porque, para quem usa outro navegador, o IE9 não traz muita novidade. Quase tudo que a nova versão incorpora já é coisa velha para a concorrência. Mas há um ponto que pode fazer a diferença: o IE9 está muito mais rápido que os demais navegadores. Quer ver? Pois baixe uma cópia do IE9 de < http://www.microsoft.com/brasil/windows/internet-explorer9/default.aspx >, instale-a, abra-a e, ao lado dela, abra uma instância de seu programa navegador atual. Em seguida visite a página “MS IE9 Test Drive” em < http://ie.microsoft.com/testdrive/ >, criada pela MS especificamente para comparar o desempenho do IE9 com o dos demais navegadores. Procure o conjunto de atalhos situados sob “Speed Demos” e rode, em ambos os programas, o mesmo teste. Em todas as máquinas que testei, a diferença é brutal. Uma diferença que, segundo a MS, é devida ao fato do IE7 usar diretamente o hardware da controladora de vídeo para acelerar a exibição de elementos gráficos. Além da adoção de um recurso denominado “Chakra”, que acelera bastante a execução das rotinas em JavaScript contidas nas páginas.
Portanto, levando em conta que com a nova versão do IE9 todos os programas navegadores oferecem mais ou menos os mesmos recursos, vale a pena comparar o desempenho de seu programa atual com o novo IE9, especialmente se você tem uma boa controladora gráfica.
Ao testar o programa você notará um visual mais leve, especialmente se suprimir a exibição de barras de ferramentas desnecessárias clicando com o botão direito em um ponto vazio do local onde ficam as barras e desmarcando as que deseja ocultar. No meu caso, como a maioria delas não me faz falta, deixei apenas a barra de favoritos e a de comandos que, por se acomodarem na mesma linha, ocupam pouco espaço. E ocultei a Barra de Status, já que a nova “Barra de Notificação” cumpre com vantagens suas funções e desaparece quando não é necessária. Com isto deixei a interface notavelmente mais “limpa” e fácil de trabalhar.
Agora, no IE9, ao se abrir uma nova guia, aparecem as miniaturas dos sítios preferidos e algumas funções são oferecidas, inclusive a navegação “InPrivate”. E se pode arrastar o ícone de um sítio (aquele que aparece à esquerda do nome na Barra de Endereços) e fixa-lo no menu Iniciar ou na Barra de Tarefas de Windows para permitir sua abertura diretamente de um destes locais. As guias são móveis e destacáveis e, agora, as “descendentes” de cada guia (ou seja, aquelas correspondentes às páginas que foram abertas clicando-se em um atalho da anterior) aparecem assinaladas com a mesma cor, uma pequena porém utilíssima inovação no IE9 que ainda não vi nos demais navegadores. E, como o Firefox, o IE9 agora oferece um “Gerenciador de Downloads” que facilita muito as transferências de arquivos.
Mas talvez a novidade que mais mereça atenção é o amplo suporte que o IE9 passa a oferecer aos novos padrões de desenvolvimento de páginas, HTML5 e CSS3. O assunto não cabe aqui, mas a quem estiver interessado sugiro uma visita à página < http://html5demos.com/ > onde pode verificar, uma a uma, as novas funções suportadas pelo programa navegador. E uma visita a “Canvas Paint” em < http://canvaspaint.org/ >, onde encontrará uma versão elementar do velho programa “Paint” com o qual pode desenhar diretamente na tela do navegador. Um nível de interatividade oferecido pela HTML5 e incorporado ao IE9 até então inédito na web...

Clique apra ampliar...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]