Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
14/04/2011
< Gravando vídeos do YouTube >

Volta e meia amigos me enviam mensagens com vídeos. Alguns, assisto, agradeço e deixo pra lá. Outros agradam tanto que uso a função “salvar anexo” de meu programa de correio eletrônico para gravá-los em uma pasta que mantenho exclusivamente para este fim.
Eis que de repente aparece o YouTube, onde qualquer um pode postar o vídeo que melhor lhe aprouver e lá deixar para que quem quiser o aprecie. E, a partir de então, muitos dos amigos que tinham por hábito anexar vídeos às suas mensagens passaram a depositá-los no YouTube e enviar apenas o atalho (“link”). O que é bom para quem manda, que não tem o trabalho de anexar o vídeo a cada mensagem, e melhor ainda para quem recebe, que não precisa esperar o vídeo ser transferido para sua máquina enquanto está atualizando a correspondência.
O problema é que, assim, quando o vídeo é especialmente interessante, não dá mais para gravá-lo usando apenas as funcionalidades do programa gerenciador de correio eletrônico. Há que captura-lo do YouTube. Então começaram a surgir soluções. Que funcionam, algumas muito bem. O problema, no que me diz respeito, é que a maioria delas rodam “embutidas” no próprio programa navegador. São os chamados “complementos”. Alguns são realmente muito bons (um deles, o DownloadHelper, me pareceu tão bom que cheguei a publicar uma coluna aqui mesmo sobre ele em 14/12/2008 e quem tiver interesse ainda pode encontrá-la na seção “Escritos / Coluna Técnicas & Truques” do Sítio do Piropo, em < www.bpiropo.com.br >). O problema é que complementos são ótimos no momento em que precisamos deles, mas são um peso morto durante todo o restante do tempo em que usamos o programa navegador.
Pois bem: encontrei uma solução que me parece ideal e gostaria de compartilhá-la com vocês. Um programeto (gratuito, como quase todos aqueles que indico aqui) que roda fora do programa navegador – e portanto funciona seja lá qual for o navegador de sua predileção – e que grava qualquer vídeo, desde que você disponha de seu URL (ou “endereço internet”).
Trata-se do “Free YouTube Download”. Para obtê-lo, basta visitar o sítio da DVDVideoSoft, em "http://www.dvdvideosoft.com/products/dvd/Free-YouTube-Download.htm" e clicar no botão “Download now”. Talvez você seja redirecionado para outro sítio (provavelmente o da CNet) e tenha que clicar novamente, mas o resultado será a transferência para sua máquina do arquivo “FreeYouTubeDownload.exe” de pouco mais de 13 MB. Isto feito, basta executá-lo para instalar o programa (provavelmente será solicitada autorização do administrador). A instalação é simples: escolha o idioma (pode ser o português, mas apenas o de Portugal), selecione uma pasta para depositar os arquivos e vá clicando em “seguinte”. Cuidado: em um determinado momento o instalador se oferece para instalar a barra de ferramentas da  DVDVideoSoft, torna-lo seu sítio de pesquisas padrão e página inicial. Se desejar estes “brindes”, deixe as caixas marcadas. Do contrário desmarque-as todas e siga adiante.
Instalado o programa, seu uso é simples. Está assistindo um vídeo no YouTube e deseja gravá-lo? Abra o “Free YouTube Download” e aparecerá a janela da figura. Verifique se a pasta de saída é a desejada (seta 1) e se o formato em que o vídeo será gravado é adequado (seta 2; além da mostrada, há mais três opções de formato MP4, duas de AVI e duas de FLV em que variam a qualidade e o tamanho do arquivo). Se tudo estiver nos conformes, clique na caixa de endereços de seu programa navegador e copie (com Ctrl+C) o URL que lá está para sua Área de Transferência. Agora, atenção: não o cole (com Ctrl+V) na caixa URLs de entrada, como seria de esperar. Em vez disto, clique no botão “Colar” (seta 3) e, em seguida, em “Baixar” (seta 4). Isto dará início à transferência do arquivo e fará se abrir pequena janela que aparece ao alto e à direita. Se a transferência estiver muito lenta, altere a prioridade (seta 5). Eu costumo manter a minha em “Alta”, como na figura, mas há quatro outras opções para você escolher.
Depois, é só curtir seu novo vídeo rodando-o diretamente de seu micro. Bom proveito.

Clique apra ampliar...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]