Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
28/04/2011
< Atalhos de teclado para programas >

Um programa só pode ser usado se, antes, for carregado. E se, em um ambiente de micreiros, você perguntar alto “como é que se carrega um programa?” ouvirá uma resposta em coro: “clicando sobre seu ícone”.  O que, é verdade. Mas, definitivamente, não é a única forma.
“Mas é a mais fácil”, dirão alguns. E eu serei obrigado a retrucar que depende. Se o ícone estiver oculto entre “todos os programas” do menu Iniciar, pode haver uma forma mais fácil. E mesmo que o programa seja daquele tipo “que se usa toda hora” e você tenha criado um atalho de seu ícone sobre a Área de Trabalho, talvez justamente no momento que precisar dele com maior urgência haja duas ou três janelas abertas sobre ele, dificultando o acesso.
Incidentalmente: se você não sabe como criar um atalho em sua Área de Trabalho para um programa, sítio da Internet ou praticamente qualquer objeto que possa ser representado por um ícone, aprenda agora: localize o ícone do programa ou de um de seus atalhos (em praticamente qualquer lugar, seja em uma das entradas do menu Iniciar, seja em uma janela do Windows Explorer ou seja lá onde for), clique sobre ele com o botão direito, arraste-o para o ponto desejado da Área de Trabalho, solte o botão e escolha a entrada “Criar atalho(s) aqui”; no caso de sítios da Internet: arraste com o botão esquerdo o pequeno ícone do programa que aparece na barra de endereços de seu programa navegador e solte-o no ponto desejado.
Mas voltando ao que interessa: a única maneira que conheço de manter um ícone sempre ao alcance de um único clique é fixando-o na Barra de Tarefas de Windows 7 e mantendo esta Barra sempre visível (para mantê-la sempre visível – o que Windows 7 faz por padrão – clique sobre um ponto vazio da Barra de Tarefas com o botão direito, acione a entrada “Propriedades” e deixe desmarcada a caixa “Ocultar automaticamente a barra de tarefas”; para manter um ícone de qualquer programa permanentemente aparente nesta barra, esteja o programa rodando ou não, localize um ícone do programa ou de um de seus atalhos, clique com o botão direito sobre ele e marque a entrada “Fixar na barra de tarefas”).
Mas a área disponível na Barra de Tarefas é limitada e se o número de programas que você usa regularmente e deseja manter ao alcance de um único clique for muito grande, a barra acaba congestionada de ícones e a coisa começa a complicar.
Neste ponto imagino que já tenha gente pensando “Ah, mas seria tão bom se houvesse um atalho de teclado para cada programa”.
Ora, mas há. Ou melhor: não há, mas pode haver. Basta criar. Não sabe como? Então vamos aprender. Mas, antes, uma advertência: o procedimento a seguir só funciona para atalhos de objetos, portanto se você quiser criar um atalho de teclado para um programa ou sítio terá antes que criar um atalho comum, usando o procedimento descrito alguns parágrafos acima.
Para criar um atalho de teclado para qualquer objeto, clique no ícone de seu atalho com o botão direito, acione a entrada “Propriedades” e certifique-se que está na aba “Atalho” (em geral é a que aparece aberta por padrão). Procure pela caixa “Tecla de atalho” e clique sobre ela (e não se preocupe se aparentemente nada acontecer, ou seja, se o cursor não surgir piscando dentro dela; é assim mesmo). Agora, escolha uma combinação de teclas que você tenha certeza que Windows não atribuiu a outra função (a melhor forma de fazer isto é combinar uma tecla de caractere simultaneamente com Ctrl +Shift+ Alt; veja, na figura, que para carregar o excelente Adobe Illustrator eu escolhi a combinação “Ctrl +Shift+ Alt+I”) e simplesmente acione-a. Você verá a combinação aparecer no interior da caixa. Clique então em “Aplicar” ou simplesmente saia com OK. Isto é tudo. Agora, cada vez que você acionar a combinação escolhida o programa será imediatamente carregado. Mas, a não ser que sua memória seja prodigiosa, limite-se a fazer isto apenas para os programas mais usados...

Clique apra ampliar...

 

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]