Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
23/06/2011
< Imprimindo parte de uma mensagem >

Volta e meia recebemos uma mensagem de correio eletrônico da qual precisamos imprimir apenas uma parte. E se acionarmos a opção “Imprimir” do programa de gerenciamento de correio eletrônico, toda a mensagem será impressa. O que resulta não apenas na inclusão de trechos indesejados no material impresso como também em desperdício de papel.
Por exemplo: recentemente recebi uma mensagem que continha um “bilhete eletrônico”, algo que está se tornando cada vez mais comum e tem facilitado bastante a vida de quem viaja. Trata-se de uma modalidade de venda de passagens aéreas que dispensa a presença do passageiro na agência de viagem ou nos balcões da companhia aérea para fazer a aquisição. Toda a transação é feita via Internet e o passageiro recebe seu comprovante de compra – o “bilhete eletrônico” – também via Internet, em uma mensagem de correio eletrônico.
Pois bem: na maioria das vezes o bilhete eletrônico é encaminhado no próprio corpo da mensagem. Que contém, em seu início, informações sobre remetente e destinatário, data e hora do envio, assunto da mensagem e, não raro, alguma observação do remetente sobre a viagem. E, quando se manda imprimir a mensagem, tudo isto será impresso juntamente com o bilhete. Sem contar com o fato de que, além dos dados necessários para o embarque, como localizador da reserva, identificação dos voos e coisas que tais, o bilhete eletrônico traz ainda termos de transporte que, por mais importante que sejam, são dispensáveis para embarcar e não é preciso que constem do bilhete impresso. Como imprimir só o que interessa?
Bem, depende do seu programa gerenciador de correio eletrônico. A forma mais simples, porém somente viável se o aplicativo a aceitar, é selecionar o trecho desejado, acionar a função de imprimir do programa (geralmente selecionando a entrada “Imprimir” do menu “Arquivo”) e, quando a janela que solicita os dados da impressão aparecer, marcar a opção que força a impressão apenas do trecho selecionado (se o trecho contiver imagens e você desejar imprimi-las, não se esqueça de efetuar sua transferência – ou “baixá-las” – antes de imprimir caso seu programa gerenciador de correio eletrônico não o faça por padrão).
Ocorre que nem todo programa de gerenciamento de correio eletrônico apresenta a opção de impressão apenas do trecho selecionado. O Outlook, por exemplo, que integra o pacote MSOffice e é um gerenciador de mensagens bastante popular, não tem esta opção. Mas nem por isto você será sempre obrigado a imprimir toda a mensagem, inclusive os trechos que acha dispensáveis. Pois geralmente quem usa o Outlook para gerenciar seu correio eletrônico dispõe do Word, outro componente do MS Office, instalado na máquina.
Sendo assim, há uma solução simples (e, quem não dispuser do Word, certamente disporá de algum outro programa editor de texto que pode ser usado para o mesmo fim). Basta selecionar o trecho da mensagem que se deseja imprimir (também tomando o cuidado de baixar antes as imagens, caso se pretenda imprimi-las), acionar o atalho “Ctrl+C” para copiá-lo na Área de Transferência, abrir o Word, comandar a abertura de um novo arquivo e acionar o atalho “Ctrl+V” para colar o trecho no arquivo recém-aberto.
Isto feito, basta comandar a impressão do arquivo a partir do próprio Word.
Este método, embora mais trabalhoso, tem suas vantagens. Pois há ocasiões em que, mesmo selecionando apenas o trecho desejado, a impressão se estende por mais de uma página. E muitas vezes isto ocorre devido à inserção de linhas em branco no documento original para enriquecer a formatação. Ora, como o que interessa são os dados e não a “belezura” da impressão, antes de imprimir pode-se editar o documento no próprio Word, cortando o que for desnecessário – o que geralmente reduz o documento a uma única página.
Evidentemente isto não funciona só para bilhetes eletrônicos mas para todas as ocasiões em que se tem uma longa mensagem e se deseja imprimir apenas um trecho dela. Bom proveito.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]