Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
01/09/2011
< Corrigindo erros imediatamente com Word >

Dia destes uma amiga me narrou uma cena interessante. Um casal de irmãos no início da adolescência, destes que passam a maior parte do tempo jogando joguinhos eletrônicos ou no computador, por uma destas artes da vida se viu diante do quarto de guardados do avô. Lá, encostada em um canto, havia uma vetusta máquina de escrever. Gastaram algum tempo examinando aquele desconhecido apetrecho à luz de seus hábitos e conhecimentos. Fuçando um pouco conseguiram pôr o papel no rolo e, tecla aqui, aperta ali, ainda deu para espremer alguma tinta da velha e ressecada fita que, para admiração de ambos, marcou alguns caracteres no papel. O que fez o menino, mais velho, comentar em tom de respeito: “Quem diria que nos tempos de vovô já tinha computador que vinha com impressora e tudo!”
Sinal dos tempos. Mal sabia ele o quanto era duro, na época daquela máquina, terminado um texto de umas tantas páginas, ter que refazê-lo todo só porque um parágrafo deixou de ser inserido logo no início. Hoje, nos modernos editores de texto, inserir parágrafos no início do texto e ver todo o resto se deslocar para o final já não espanta ninguém. Como não espanta um recurso que só quem batuca em teclados desde os tempos da velha máquina de escrever sabe dar o devido valor: o corretor ortográfico. Terminar um texto e, antes de dar os trâmites por findos, acionar o revisor ortográfico e repassar palavra por palavra em busca de eventuais erros é um recurso de um valor inestimável mesmo para quem é mestre em ortografia e está acostumado a escrever corretamente. Afinal, ninguém está livre de um erro de digitação.
Mas isto não foi considerado bastante. Criaram também a quase milagrosa opção “Verificar ortografia ao digitar”, que sublinha em vermelho os termos que o revisor ortográfico considera errados assim que o espaço que delimita seu final é digitado (o seu Word não faz isto? Bem, se desejar que o faça, basta marcar a opção correspondente na seção “Revisão de Texto” das “Opções do Word” do botão Office ou menu “Arquivo”, dependendo de sua versão do Word).
Pois bem: tem gente que nota o destaque em vermelho e não liga. Afinal, antes de fechar o documento, ele será mesmo submetido ao revisor ortográfico e o erro será então corrigido. Mas há quem prefira corrigir cada erro assim que ele é flagrado pelo corretor. Para estes o Word oferece uma forma simples de resolver o problema: um clique com o botão direito do mause sobre o termo assinalado leva à abertura de um menu de contexto cuja primeira opção (ou primeiras, se houver mais de uma sugestão) é justamente a forma que o corretor acha correta. Um clique nela corrige o erro. Bom para quem gosta de trabalhar com o mause.
E quem não gosta? Afinal, quando se está digitando, afastar a mão do teclado, mover o mause, levar seu ponteiro até a palavra a ser corrigida e então premir o botão direito não é um negócio muito prático e “quebra” o fluxo das ideias. Não daria para fazer isto com o teclado?
Sim, daria. E com vantagem, já que o cursor de edição estará sempre próximo da palavra assinalada, o que facilita movê-lo com as setas para sobre ela. Isto feito, basta acionar a combinação “Shift+F10” (que, aliás, substitui um clique com o botão direito em qualquer situação) para abrir o menu de contexto encimado pela sugestão de correção – que então pode ser inserida no texto movendo o destaque até ela com as setas e teclando ENTER.
Gostou? Pois se seu teclado é “Windows” (aquele com uma tecla com o logotipo de Windows entre as teclas Ctrl e Alt à esquerda da barra de espaços e outra estranha tecla, com o desenho de um menu, entre Alt e Ctrl à direita desta mesma barra e que quase ninguém sabe para que serve) há um jeito ainda mais fácil. Pois a função desta última tecla, a que quase ninguém sabe para que serve, é justamente substituir o clique com o botão direito do mause. Movendo o cursor de edição para cima da palavra assinalada e premindo esta tecla faz aparecer o menu de contexto. Basta então destacar a sugestão de correção e teclar ENTER. Simples, não?

Clique para ampliar...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]