Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
20/10/2011
< Restaurando os ajustes do BIOS >

Há usuários que passam anos desfrutando as delícias de usar seu computador sem jamais terem encarado a chamada “tela de setup” ou “tela do BIOS”. Já outros vivem fuçando nela, procurando “mexer” em algum ajuste que melhore o desempenho. E tanto mexem que por vezes aprontam tal lambança que a máquina se recusa peremptoriamente a inicializar-se.
A “tela de setup” de sua máquina muito provavelmente tem o aspecto da mostrada na figura. E, se não for igual, certamente será parecida. Em geral o acesso a ela é obtido premindo a tecla “Del” ou a tecla de função F2 no início do procedimento de partida. Ao fazê-lo, a inicialização é interrompida e a “tela de setup” é exibida com todas as suas entradas prontas para o ajuste.
Em geral o perigo mora na entrada “Advanced BIOS Features”, ou propriedades avançadas do BIOS (BIOS são as iniciais de Basic Input Output System, ou sistema básico de entrada e saída, um conjunto de rotinas de programação fornecidas com a própria placa-mãe e responsáveis por sua comunicação com os dispositivos de entrada e saída). Há algumas que, se seus valores forem alterados indevidamente, podem levar a máquina a situações extremas, caso nos quais ela não consegue nem mesmo carregar novamente a “tela de setup” para que se possa reajustá-los dentro da faixa normal de operação. Coisa que costuma levar os responsáveis pela cangancha à beira do desespero pela aparente impossibilidade de desfazê-la.
Outra situação igualmente desesperadora ocorre quando o usuário, justamente com receio de que alguém altere o ajuste de seus parâmetros de “setup” para valores indesejados, recorre à entrada “BIOS Setting Password” e cria uma senha para permitir a entrada no setup. Com isto, ao premir “Del” ou “F2” tudo o que se consegue é carregar uma tela que solicita a senha. Mas cuidado com ela: se for esquecida, não há como entrar na “tela de setup” nem com reza forte.
Mas não se desespere que para tudo há remédio O problema é que tanto em um caso quanto no outro – ou seja, tanto no caso da máquina se recusar a dar a partida por um ajuste indevido de um dos parâmetros do BIOS quando no caso de se haver introduzido uma senha para acesso ao “setup” da qual já não mais lembramos – o remédio é radical: implica o chamado “reset” do BIOS, ou seja, a alteração de TODOS os parâmetros para seus valores originais de fábrica. Isto quer dizer que, caso você tenha que apelar para ele, vai ter que refazer os ajustes e reintroduzir quaisquer alterações que porventura tenham sido feitas para que a máquina volte a funcionar nos conformes. Mas isto sempre é melhor que ficar sem ela ou não ter mais acesso a seus parâmetros. Então vamos a ele. Ou melhor, a eles, pois há duas formas de resolver o problema. Mas tanto em um caso quanto em outro você precisará “pôr a mão na massa”: abrir o gabinete da máquina para ter acesso direto aos componentes da placa-mãe.
O primeiro caso é o mais simples, mas você precisará do manual da placa. Toda placa-mãe de boa qualidade é fornecida com ele e, mesmo que você já não saiba mais onde foi parar o seu, provavelmente o encontrará na Internet entrando com o modelo da placa (que geralmente vem estampado na própria placa). Conseguido o manual, procure localizar o “jumper” (uma pequena peça que conecta eletricamente dois pinos metálicos) responsável pelo “reset” da placa. Localize-o na própria placa, conecte-o aos terminais indicados, deixe-o lá por um par de minutos e remova-o. É o que basta para que seu BIOS seja “resetado”, ou seja, assuma os valores da configuração original de fábrica. Mas se você não encontrou o manual e não sabe onde está o “jumper”, não se aflija. Só vai precisar de um pouco mais de paciência. Desligue sua máquina, abra o gabinete, localize a bateria que alimenta os circuitos da placa-mãe durante a partida (uma peça circular mais ou menos do tamanho e formato de uma moeda de um real), remova-a da placa, espere algumas horas e a reinsira em sua câmara com cuidado para não inverter sua posição. Isto geralmente é o que basta para “resetar” os ajustes do BIOS.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]