Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
24/11/2011
< Mantendo as coisas juntas no Word >

Textos longos costumam ser “quebrados” em linhas, parágrafos, páginas e seções. Em geral quem usa o Word do pacote Office pode deixar este tipo de tarefa por conta do programa. Mas há casos em que certas quebras não nos interessam. Um exemplo: digamos que estejamos nos referindo às façanhas de D. Pedro I, um imperador dos mais façanhudos. E vamos supor que a formatação do texto quebrou a linha justamente entre o “Pedro” e o “I”. Não há nada de errado nisto. Mas, convenhamos, fica estranho. Pois Word resolve este problema desde que o espaço inserido entre “Pedro” e “I” seja “sem quebra” (“non breaking”). E para inserir um espaço deste tipo basta que, em vez de simplesmente premir a barra de espaços entre “Pedro” e “I”, você a combine com “Shift” e “Ctrl”. Ou seja: quando desejar que duas palavras permaneçam na mesma linha por mais que a formatação da página seja alterada e o comprimento das linhas modificados, digite a primeira palavra e tecle “Ctrl+Shift+Barra de espaço” antes de digitar a segunda. Sempre que o comprimento da linha for alterado, Word verificará se as palavras cairão, respectivamente, no final de uma linha e no início da próxima e, se houver entre elas um espaço sem quebra, deslocará ambas para a linha seguinte.

Outra situação em que a separação das palavras em diferentes linhas pode ser indesejável é no caso de palavras compostas cujos componentes são separados por hifens. Imagine que você tenha encontrado uma bela revoada de beija‑flores‑da‑guiné (sim, é assim que se faz o plural) e não pretenda separar os bichinhos. E, menos ainda, pretende que parte de seu nome caia no final de uma linha e o restante na seguinte, “quebrado” em um dos hifens (sim, o plural de hífen não mantém o acento do singular; língua danada a nossa...). Neste caso basta inserir hifens sem quebra (“non breaking hyphen”) entre os termos. O que se faz usando a mesma combinação de teclas dos espaços sem quebra: teclando “Ctrl + Shift + -” (este último caractere, naturalmente, é um hífen) entre as palavras que não se deseja separar.

Mas nem sempre são palavras que não se deseja separar. Algumas vezes são linhas.

Isto porque, ao se escrever um texto longo no Word, o programa escolhe o ponto onde uma página será “quebrada” passando as linhas subsequentes para a seguinte.

Por padrão Word evita as linhas órfãs e viúvas. E não é uma questão de manter parentesco: em tipografia, chama-se de “linha viúva” a última linha de um parágrafo que, por questões relativas à formatação do texto, aparece sozinha no topo de uma página. E “linha órfã” a primeira linha de um parágrafo que fica sozinha no final de uma página. Como linhas com estas características não combinam com documentos de aparência profissional, Word as evita por padrão (se bem que, caso você pretenda mantê-las em seus documentos, basta ajustar Word de acordo da forma que se verá adiante).
Mas não é esta a única situação em que se precisa evitar a quebra de linhas. Imagine que, por alguma razão (muito comum no caso de citações) você pretenda manter todas as linhas de um parágrafo na mesma página. Neste caso, selecione o parágrafo, passe para a guia “Layout da Página”, abra a janela “Parágrafo” clicando na pequena seta para baixo no canto inferior direito do grupo “Parágrafo” (ou, o que é mais fácil, simplesmente clicando com o botão direito em qualquer ponto do parágrafo e selecionando a entrada “Parágrafo” do menu de contexto) e, na guia “Quebras de linha e de página”, marque a caixa “Manter linhas juntas”.

Finalmente, caso você deseje evitar a quebra de página entre dois parágrafos (o que ocorre comumente no final de listas), selecione o primeiro destes parágrafos e repita o procedimento anterior, desta vez marcando a caixa “Manter com o próximo” (e veja, logo acima desta, a caixa de controle das linhas órfãs e viúvas mencionadas acima).


B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]