Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
26/01/2012
< Pequenos utilitários >

Por razões diversas ultimamente tenho montado e instalado programas em um bocado de máquinas, a maioria delas para meu próprio uso. E em cada uma tive que instalar desde o sistema operacional até os programas de uso mais frequente, como a Suíte Office e o pacote de aplicativos gráficos da Adobe, assim como o inevitável e indispensável pacote de segurança (no meu caso, o ESET). Isto posto, resta a instalação das miudezas.

Por “miudezas” me refiro àqueles pequenos programas que costumamos considerar menos importantes, mas que, ao fim e ao cabo, não conseguimos viver sem eles. São pequenos utilitários, programas gráficos, de segurança complementar e coisas parecidas. Muitos deles são gratuitos e os que não são em geral custam muito pouco se considerarmos o quanto valem. E como, depois de instalá-los em tantas máquinas, me dei conta que são sempre os mesmos, decidi compartilhar com vocês minhas preferências. As suas podem ser diferentes (mesmo porque suas necessidades devem ser outras), mas os programetos abaixo listados, garanto, são extremamente eficazes no cumprimento das tarefas para que foram criados.

O primeiro deles, destacado, é o bom e velho WinZip, já na versão 16. Com o passar do tempo ele se tornou um poderoso programa que cumpre funções diversas, como fazer cópias de segurança e compartilhamento de arquivos, mas eu praticamente o uso exclusivamente para sua finalidade primitiva, que foi se aperfeiçoando versão a versão: compactar e descompactar arquivos. Embora ofereça uma versão de testes válida por 45 dias, não é gratuito. A versão “Standard”, porém, custa menos de quarenta reais. Baixe o programa de < www.winzip.com > e efetue o pagamento via Internet. É simples, direto, e vale cada centavo investido. 

Instalado o WinZip, passo direto para o MV RegClean. Trata-se de um pequeno utilitário absolutamente indispensável que deve ser executado pelo menos uma vez por mês. Sua função é simples, porém de grande importância, já que o acúmulo de entradas desnecessárias no Registro de Windows tende a degradar significativamente o desempenho das máquinas com o tempo e a função deste programeto é justamente fazer uma varredura completa do Registro, eliminando o lixo. É desenvolvido pelo Marcos Velasco, um excelente programador brasileiro e o programa pode ser encontrado em seu sítio, em < http://www.velasco.com.br/ >. Pode ser usado gratuitamente, mas o autor pede a quem instalar o programa e ficar satisfeito, uma modesta contribuição de pelo menos R$ 9,99 que pode ser feita via PayPal ou depósito bancário por ocasião do registro do programa. Sugiro veementemente que ela seja feita (eu faço a minha a cada instalação) pois é a única forma de incentivar o desenvolvedor a continuar criando seus excelentes utilitários (veja a lista completa no sítio do Marcos).

Em seguida outro utilitário que também solicita uma doação (esta, sem estipular valor mínimo, que sugiro ser feita de acordo com sua avaliação da utilidade do programa). Trata-se do “Spybot Search and Destroy”, obtido em < http://www.safer-networking.org/index2.html >. Sua função é atuar como auxiliar do pacote de segurança e sugiro que seja executado pelo menos uma vez ao mês. É um programa especializado em varrer todo o conteúdo do disco rígido tentando localizar especificamente programas espiões (“Spywares”) e exibidores de publicidade (“adwares”), estes últimos especialmente daninhos porque muitos dos desenvolvedores de programas mal intencionados se aproveitam deles para instalarem vírus, cavalos de Tróia, vermes e programas espiões enquanto a publicidade está sendo exibida em uma janela tipo “pop up”, muitas vezes oculta sob as dos programas em primeiro plano. A página de abertura do sítio permite escolher o idioma (inclusive Português – de Portugal, apenas) e os desenvolvedores também oferecem outros utilitários que podem lhe interessar (veja em sua página de “Produtos”). Na próxima coluna veremos mais alguns destes programas e, desta vez, prometo, serão todos inteiramente gratuitos.

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]