Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
02/02/2012
< Ainda: pequenos utilitários >

Na semana passada (coluna ainda disponível na seção “Escritos / Colunas Técnicas de Truques” do Sítio do Piropo em < www.bpiropo.com.br >), falei sobre pequenos utilitários que uso em minhas máquinas. E prometi finalizar a lista hoje, exclusivamente com programas gratuitos.

Os dois primeiros são de imensa utilidade para mim mas talvez não tanto para vocês. São, porém, tão bons naquilo que fazem que decidi inclui-los assim mesmo: o Screenshot Pilot, que captura imagens da tela, e o CoreFTP Lite, que transfere arquivos para (e de) sítios da Internet.

O Screenshot Pilot foi desenvolvido pela Two Pilots que, em sua página “Download”, oferece mais algumas dezenas de produtos voltados principalmente para a conversão de formatos de documentos, preenchimento de formulários e processamento de imagens obtidas com câmaras digitais e similares. A grande maioria deles tem preços bastante módicos (abaixo de cinquenta dólares americanos) e o Screenshot Pilot é gratuito. Mas, atenção: é baixado de sua própria página (< http://www.colorpilot.com/screenshot.html >) clicando no atalho “Download Screenshot Pilot 1.46” escondido pouco acima da segunda ilustração da página.

Ao que parece a Two Pilots desistiu de dar continuidade a ele (a versão 1.46 já é velha de cinco anos), mas para quem deseja efetuar captura de telas não conheço produto melhor, sobretudo por sua versatilidade. Com ele é possível capturar não apenas telas inteiras como trechos retangulares delimitados na hora, janelas ativas e clientes, menus e objetos isolados. É possível fazer capturas múltiplas, incluir ou não o cursor, adicionar notas e escolher o formato da imagem capturada (entre PNG e JPG, desde que se clique no pequeno ícone em forma de disquete da barra de ferramentas e não nas entradas do menu “File”, que usam ANF, formato proprietário da Two Pilots). É prático, simples e funciona em todas as versões de Windows.

O CoreFTP também é de uma simplicidade franciscana. Pelo menos a versão gratuita, ou Lite (há ainda duas outras, a Standard e a Pro, com preços na faixa de US$ 17 a US$ 37, que oferecem recursos bastante sofisticados, como o controle da taxa usada na transferência). Pode ser obtido em < http://www.coreftp.com/download.html > e, depois de instalado e aberto, mostra uma janela onde, na parte superior, aparecem detalhes sobre a conexão, na parte central dois painéis com árvores hierárquicas semelhantes às usadas no Windows Explorer (a da esquerda mostrando o conteúdo da máquina local, a da direita o da máquina remota à qual a primeira está conectada) e na parte inferior um painel que mostra a progressão da transferência. O programa traz um programeto auxiliar, o “Site Manager”, que permite configurar e salvar conexões para diferentes sítios, com identidades de usuários, senhas, endereços IP, portas e demais detalhes. Isto feito, é solicitar a conexão desejada, esperar que se complete e o conteúdo do sítio remoto apareça no painel direito, arrastar os arquivos desejados de um painel para outro e acompanhar o progresso da transferência no painel inferior. Para quem precisa fazer transferências eventuais de arquivos para (e de) sítios da Internet e não deseja programas poderosos e complexos, o CoreFTP Lite é um achado.

É claro que eu ainda poderia escrever colunas sem conta sobre programas como estes, mas a coisa acabaria cansativa. Vou, então, apenas citar mais alguns. O ImgBurn (obtenível em < http://www.imgburn.com/ >) para criar, gravar e verificar imagens de discos óticos (CDs, DVDs e BluRays) no formato ISO, assim como gravar arquivos e pastas nestes discos, e o Easeus Partition Manager (em < http://www.partition-tool.com/easeus-partition-manager/ >), uma excelente alternativa para o bom e velho “Partition Magic” da PowerQuest com a inquestionável vantagem de ser gratuito, para criar, remover, dimensionar e copiar partições e discos inteiros. Há ainda, naturalmente, os Google Earth < http://www.google.com/ > e Google Maps (< http://maps.google.com/ >), que todo mundo conhece. Só faltou o DropBox.  Mas este merece uma coluna só para ele. Até lá.


B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]