Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
16/02/2012
< Navegando por atalhos >

Volta e meia escrevo aqui sobre teclas de atalho. Tem gente que gosta delas. E, naturalmente, há quem ache que mais vale a pena preservar a memória (a própria, não a do computador) para guardar coisas mais úteis – e não deixam de ter sua dose de razão pois a lista de teclas de atalho de Windows e de todos os seus programas é infindável. Por outro lado, depois que nos acostumamos com certas combinações de teclas, elas facilitam enormemente o uso do computador. Então o que eu costumo sugerir é experimentar. Aprenda o maior número possível de atalhos e use-os no seu trabalho diário. Com o tempo você se acostumará àqueles aos quais recorre com maior frequência e, sem qualquer esforço, os memorizará. Os que não são usados, ou o são com menor frequência, tenderão a cair no esquecimento. Assim, sua memória será ocupada apenas com os atalhos que lhes são mais úteis. E como os que são mais úteis para você não são os mesmos que são mais úteis para mim, posto que nossos hábitos de trabalho e programas mais usados hão de ser diferentes, o melhor que posso fazer neste campo e lhe oferecer uma longa lista de atalhos que sugiro testar e descobrir quais são os que de fato lhe poupam trabalho. E esquecer o restante. Então vamos a ela. E já que hoje em dia navegar na Internet faz parte das atividades diárias de quase todos nós, vamos ver alguns atalhos de teclado que facilitam o uso de programas navegadores. Os que vão listados abaixo funcionam em quase todos os navegadores mais populares, mas não necessariamente. Eu testei todos eles no Chrome, da Google, e funcionaram. Teste no seu navegador preferido e, dentre os que nele funcionarem, escolha os que achar que mais facilitarão sua vida. A eles:

Está saltando para frente e para trás nas mesmas páginas e cansou de clicar nas setas? Então lhe ofereço duas soluções. A primeira é, ao clicar no atalho (“link”) que leva à próxima página, fazê-lo com a tecla “Ctrl” apertada. Isto fará com que ela seja aberta em uma nova aba. Você pode fazer isto quantas vezes quiser pois saltar entre abas, como já veremos, é muito mais fácil que alternar páginas na mesma aba. Mas, para quem prefere ficar na mesma aba, teclar “Backspace” volta à página anterior. O que também ocorre combinando “Alt” com a seta para esquerda (e, naturalmente, com a seta para direita, fará avançar para a seguinte). Ou, se preferir usar o mause, pode clicar com o botão direito em qualquer ponto da página que não seja um atalho e, no menu de contexto que então se abre, clicar em “Voltar” ou “Avançar”.

Preferiu abrir diversas abas em vez de saltar sucessivamente para páginas diferentes na mesma aba? Ótimo. Essa história de navegação em abas foi mesmo um achado. Então vamos aprender um meio simples de saltar de aba em aba sem tocar no mause. Começando em “1”, numere imaginariamente, suas abas da esquerda para a direita. Pois bem: combinar “Ctrl” com qualquer número de 1 a 8 (seja do teclado numérico ou do alfanumérico, não importa) o levará à aba correspondente (por exemplo: “Ctrl+5” o fará saltar diretamente para a quinta aba a partir da esquerda). Já “Ctrl+9” o levará para última aba da direita, seja lá quantas abas estiverem abertas (e, naturalmente, “Ctrl+1” para a primeira da esquerda). Quer pular de aba em aba, sempre para a seguinte? Pois “Ctrl+Tab” ou “Ctrl+PgUp” o levará para a aba imediatamente à direita e “Ctrl+Shift+Tab” ou “Ctrl+PgDown” para a da esquerda. Como eu disse, navegar entre abas é muito fácil sem usar o mause.

Eu não sei qual é sua página inicial (“Home Page”), mas ela há de ser importante para você. Quer abri-la imediatamente na aba corrente sem delongas? Pois tecle “Alt+Home”. Cansou-se de uma página e quer fechá-la? Ora, teclar “Ctrl+W” ou “Ctrl+F4” é muito mais fácil que clicar com o mause naquele pequeno “x” do canto direito de sua aba. Mas o melhor eu guardei para o final: acabou de fechar uma aba, se deu conta que ainda precisava dela e não lembra seu URL? Ora, não se aflija: basta teclar “Ctrl+Shift+T” e ela voltará a se abrir como por milagre...

B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]