Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
12/04/2012
< Google Docs: Página inicial >

Semana passada tivemos uma ideia do que pode ser feito com o Google Docs e terminamos com a promessa de explicar como fazer para se ter acesso a suas formidáveis ferramentas.

Pois bem: tudo o que é necessário para obter acesso amplo e imediato ao Google Docs é ser signatário de uma conta no serviço de correio eletrônico do Google, o GMail. E, se não for, passar a sê-lo criando uma conta seguindo as instruções deste tópico da Ajuda do Google: < http://support.google.com/accounts/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=27441 >.

É verdade que este não é o único meio. Se por alguma insondável razão você faz questão de não ter conta GMail e ainda assim deseja utilizar as ferramentas do Google Docs, pode ter sua conta de correio eletrônico de qualquer outro provedor validada no Google. Porém, como criar uma conta GMail é simples, rápido e gratuito, eu não consigo divisar uma razão pela qual alguém teime em não fazê-lo para acessar o Google Docs. Mas, se este for o caso, basta entrar na página do Google Docs em < docs.google.com >, clicar no botão “Inscreva-se”, preencher os campos do formulário com os dados de qualquer conta existente de correio eletrônico em outro provedor, criar e confirmar uma senha para o Google Docs e clicar no botão “Criar minha conta”. Isto feito, basta aguardar que o Google envie para a referida conta uma mensagem confirmando a inscrição e validando o endereço. Na próxima vez que entrar na página do Google Docs, entre com o endereço previamente validado e com a senha criada e terá acesso pleno ao serviço. Mas, repito: não vejo qualquer razão para realizar este procedimento, já que é muito mais simples e rápido criar uma conta no GMail. E, se você desejar preservar sua conta existente no GMail para fins diversos, basta criar uma nova com uma identidade de usuário diferente. O Google aceita que você mantenha tantas quantas queira. E de graça.

Agora vamos começar a usar o serviço. De posse de sua identidade de usuário e senha (de preferência de sua conta GMail ou de qualquer outra validada no Google conforme acima), entre na página inicial do Google Docs, forneça sua identidade de usuário (o endereço de correio eletrônico completo ou, no caso de uma conta GMail, apenas seu nome de usuário, o trecho do endereço que precede a arroba), forneça sua senha e clique no botão “Login”. Você entrará na sua página inicial do Google Docs que tem o aspecto mostrado na figura.

Ou talvez não (especialmente no caso dos velhos usuários do GMail que criaram suas contas no tempo em que não havia interface em português): pode ser que a página surja em inglês. Mas, se isto acontecer e você preferir utilizar uma interface em nosso idioma, não há razão para se afligir, basta configurar a página de acordo. Sendo este seu caso, clique na pequena seta para baixo que aparece do lado direito e ao alto da janela para abrir um menu de cortina e acione a entrada “settings” para ser levado à página de configurações. Nela, “Language” aparece como primeiro item de configuração, com “English (US)” como padrão. Clique na seta para baixo ao lado desta caixa, se necessário role a lista de idiomas disponíveis até encontrar a entrada “Português (Brasil)”, clique nela e clique no botão “Save” na base da janela, que o levará de volta à página inicial e que, agora, já deverá aparecer em português como na figura.

Repare nela. No alto, uma barra negra com a lista de todos os serviços oferecidos pelo Google para os signatários de suas contas. Um clique em qualquer entrada o levará ao serviço correspondente, inclusive GMail, Agenda, Mapas e todos os demais (é claro que para os signatários de contas GMail o inverso é igualmente válido: ao visitar sua conta aparece uma barra idêntica na qual um clique na entrada “Docs” o levará para o Google Docs). Logo abaixo, uma caixa de pesquisa destinada a pesquisar termos em seus documentos. Em frente, seu nome de usuário e, logo abaixo, os botões “Classificar” e ajustes (a engrenagem). E abaixo disto tudo a página do Google Docs com algumas entradas de menu à esquerda encimadas por um grande botão vermelho em destaque, “Criar”, ao lado de outro, menor, “Fazer upload”.

Semana que vem vamos começar a aprender a nos orientar neste aparente cipoal.

Clique pra ampliar...

Figura 1


B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]