Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
28/06/2012
< O Ring Presenter da Genius >

Sou professor e, eventualmente, convidado a fazer palestras. Ao longo dos anos descobri que a forma mais eficaz de exibir uma apresentação Power Point é usar um controle remoto. Há de diversos tipos, desde os capazes apenas de avançar e retroceder páginas até os que agregam funções que permitem passar diretamente para uma determinada página, mover uma seta para destacar pontos da imagem e disparar um raio laser para iluminá-los. Já usei diversos, uns mais eficazes, outros menos. São objetos relativamente pequenos. Mas todos ocupam a mão do apresentador. Afinal, para se operar o controle remoto parece óbvio que é preciso segurá-lo. O que inevitavelmente ocupará uma das mãos do apresentador. Ou não?

Não. Parece mágica, mas é possível controlar remotamente uma apresentação Power Point mantendo ambas as mãos livres – ou, pelo menos, quase totalmente livres. Basta usar o "Ring Presenter" lançado pela Genius na COMPUTEX 2012. Um dispositivo simples, porém de concepção tão inteligente que levou a empresa a ganhar com ele um dos disputadíssimos Design & Innovation Awards da feira na categoria "Periféricos e Acessórios", um prêmio concedido pela organização do evento aos dispositivos que se destacaram pela concepção inovadora e excelência do projeto, escolhidos por uma comissão internacional de alto nível.

O Ring Presenter, mostrado na figura (foto de divulgação da Genius) é um pequeno dispositivo que, como o nome indica, é usado como um anel e foi concebido especificamente para ser empregado como controle remoto de apresentações em Power Point (embora possa ser utilizado opcionalmente também como mause). Para usá-lo, depois de instalado o devido gerenciador de dispositivo ("driver"), basta introduzir aquela pequena peça que aparece à esquerda (o receptor, que quando não em uso permanece encaixado em uma fenda na lateral do Ring Presenter) em uma das portas USB do computador que contém a apresentação e colocar o Ring Presenter no dedo médio (ou naquele em que você se sentir mais confortável para manejá-lo) com o sensor circular voltado para a palma da mão.

O sensor circular, operado pelo polegar, desempenha seis diferentes funções. Cinco delas são acionadas premindo o próprio botão no centro ou na borda, junto a uma das quatro laterais do painel (note, na figura, os quatro pontos em destaque): carregar/descarregar a apresentação, próxima página, página anterior, abertura do menu de contexto (que se obtém normalmente acionando o botão direito do mause) e disparo do raio laser (assinalado no canto superior direito do painel). Além disto, caso se mantenha a seta indicadora do mause sempre aparente, deslizar o polegar sobre a superfície do sensor controla o movimento da seta, que pode então ser usada juntamente com o laser para destacar pontos da imagem. Mais simples, impossível.

O Ring Presenter não usa pilhas, mas bateria interna de íon de lítio que pode ser recarregada em uma porta USB do computador através de um cabo fornecido com ele (um LED azul no painel pisca para avisar que a carga está prestes a se esgotar). Sua comunicação sem fio com o sensor opera na frequência de 2,4 MHz e tem um alcance de dez metros. Na lateral do painel se localizam o conector mini-USB para o carregador (visível na figura), um pequeno comutador liga/desliga para poupar a carga da bateria quando não em uso e um segundo comutador que altera a função dos "botões" para que ele possa ser usado como um mause sem fio para a operação normal do micro (de escassa utilidade para uso corrente, mas muito útil quando se deseja, por exemplo, desligar o computador à distância no final de uma apresentação).

A Genius já fabricava algo semelhante, o "Ring Mouse", um anel que cumpre as funções de mause e pode ser usado opcionalmente como controle remoto de apresentações. A diferença é que o Ring Presenter foi concebido especificamente para esta última finalidade. O que, acredite, facilita bastante seu uso. Para quem usa apresentações Power Point frequentemente, o Ring Presenter é uma bênção. Eis aí um d&i Award mais que merecido...

Figura 1

 



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]