Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
19/07/2012
< Ignorar ligações enviando SMS >

Bem, como os leitores começaram a se manifestar sobre o Android e nenhuma mensagem foi contrária, volto a falar dele. Mas isto não quer dizer que esta coluna passará a ser uma "coluna sobre Android". Quer dizer apenas que o Android será incluído entre os assuntos a serem aqui abordados e logo voltaremos a falar dos temas costumeiros.

Vamos então ao que interessa. A maioria dos dispositivos que usam Android são telefones celulares. Se você já passou dos trinta, viveu boa parte de sua vida adulta no tempo em que não havia telefones celulares. Portanto pode avaliar o quanto eles mudaram o comportamento da sociedade moderna e como facilitaram nossa vida. Poder informar a um filho preocupado que a delicada cirurgia de sua mãe foi bem sucedida no momento mesmo em que ela saía da sala de operações no Rio de Janeiro enquanto o filho estava em plena rua, na cidade dos EUA onde então vivia, é algo de um valor inestimável (aconteceu comigo). Uma ligação como esta pode ser atendida em qualquer lugar, sejam quais forem as circunstâncias – basta, depois, explicar do que se tratava. Por outro lado, atender uma ligação enquanto o chefe está falando durante uma reunião de trabalho só para ouvir a nova namorada sussurrar dengosa "Momô, tô morrendo de saudade" pode ser equivalente à apresentação de um pedido de demissão.

Pois bem: para casos como este o Android oferece uma solução capaz de manter o emprego e preservar o namoro. Basta inibir o toque sonoro mantendo o telefone no modo "vibrar" e, durante a reunião, caso a chamada venha a ocorrer, atendê-la discretamente sem que os circunstantes sequer percebam apelando para a função "Ignorar com texto".

Nunca ouviu falar? Pois é, estranhamente, apesar de sua utilidade, ela é pouco conhecida. Funciona apenas a partir da versão 2.3 ("Gingerbread") e fornece um meio de responder uma chamada de voz com uma mensagem de texto apenas tocando discretamente na tela. O sistema oferece quatro mensagens prontas, com textos que cobrem a maioria das necessidades e ainda permite que você responda com uma mensagem de texto personalizada. Acionada a função, o telefone silenciosamente envia a mensagem de texto escolhida para o número do interlocutor e encerra a chamada de voz (é claro que só funciona se o telefone que efetuou a chamada puder receber SMS, mas mesmo assim é uma ajuda e tanto).

As mensagens prontas são: "Não posso falar agora. Me manda um SMS, por favor?" (apenas transcrevo, o mau português não é de minha responsabilidade), "Já te ligo de volta", "Eu te ligo mais tarde" e "Não posso falar agora. Me liga depois, por favor?" (ver figura).

Funciona assim: quando o telefone toca (ou vibra), o Android oferece três opções de resposta: atender, ignorar a chamada e, a que nos interessa hoje, ignorar enviando mensagem de texto. A forma de escolher varia conforme a marca do aparelho. Nos Samsung, atende-se deslizando o pequeno ícone do telefone para a direita, ignora-se deslizando-o para a esquerda (o telefone atende silenciosamente e encaminha a ligação para a caixa postal de voz) e, deslizando o ícone para cima, aciona-se a função "ignorar com texto" que permite enviar um silencioso SMS.

Ao fazê-lo, aparece a janela da figura, com as mensagens prontas e a opção "Mensagem personalizada". Toque discretamente em uma das mensagens prontas e ela será enviada ao número do interlocutor sem delongas, encerrando a ligação. Toque na opção "Mensagem personalizada" e abre-se a tela de mensagens SMS, já com o número do interlocutor inserido, na qual você pode redigir a mensagem que desejar usando o teclado virtual – o que talvez não seja o ideal no caso de reuniões ou conversas que não devem ser interrompidas, mas pode ser útil no caso de sessões de cinema, teatro, aulas (atenção, alunos...), palestras ou similares.

Uma coisa muito simples, mas um recurso valioso que pode poupar muito aborrecimento.

Figura 1



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]