Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
16/08/2012
< O Painel de Detalhes do Windows Explorer >

Imagine que você pretende copiar para um CD arquivos de fotos de viagem gravados em seu disco rígido selecionando os arquivos com o Windows Explorer (WE). Mas a viagem foi longa, as fotos são muitas e em alta definição e o CD tem um espaço limitado a cerca de 700 MB. Como saber se o número de arquivos que você pretende gravar "cabe" no CD? Em outras palavras: como determinar o espaço ocupado em disco por determinado número de arquivos?

A solução é simples. O primeiro ponto é garantir que o "Painel de detalhes" do WE está aberto, pois nele serão lidas as informações que nos interessam. E muitos usuários costumam mantê-lo fechado para aumentar a área dos demais painéis do WE (na verdade, há usuários que como sempre trabalharam com ele fechado, sequer sabem de sua existência – o que definitivamente não é bom já que, como logo veremos, este painel fornece informações preciosas sobre o conteúdo dos objetos selecionados, sejam eles pastas ou arquivos). Para quem não sabe, o Painel de detalhes é aquele painel horizontal que se situa na base da janela do Windows Explorer. Para mantê-lo aberto, clique no pequeno triângulo negro apontado para baixo e situado à direita da entrada "Organizar", a primeira da linha de menus, em seguida pouse o ponteiro do mause sobre sua entrada "Layout" para fazer se abrir seu menu de cortina e, nele, clique sobre a entrada "Painel de detalhes". Você o verá então se abrir na base da janela.

O conteúdo do Painel de detalhes é sensível ao contexto, ou seja, varia de acordo com o que estiver selecionado nos painéis superiores do Windows Explorer. Repare na figura. O Painel de detalhes mostrado no topo corresponde à situação em que há uma pasta ou unidade de disco selecionada no painel esquerdo, no caso um pasta de arquivos gráficos de uma unidade externa de armazenamento de minha rede doméstica. O ícone mostrado no painel reflete a natureza do objeto (unidade de disco conectada à rede). À sua direita, os dados: ela contém 37 itens (no caso, pastas e/ou arquivos), está "online" e não permanece disponível "offline".

Agora vamos dar um passo adiante e selecionar, no interior de uma de suas pastas ("Viagens"), a pasta referente a uma viagem feita à Líbia em julho de 2009. O Painel de detalhes, logo abaixo do anterior, exibe o ícone de uma pasta e os dados fornecem a data da última modificação de um de seus objetos. O número de objetos não aparece porque o conteúdo é misto, pastas e arquivos de imagem, e não faria sentido somar umas com os outros.

Mais um passo: selecionei um dos arquivos do painel direito, a foto de uma mesquita com seus minaretes no interior da Líbia. Agora o Painel de detalhes se mostra em todo seu esplendor: à esquerda, um ícone representando o objeto (uma miniatura da própria foto) e à direita todo o conjunto de seus "metadados". Alguns, como Marca, Título e Autores, não constam porque é preciso adicioná-los manualmente. Conheço poucos que o fazem, mas se você se der ao trabalho de fazê-lo (basta clicar no local e editar) facilitará enormemente encontrar a foto quando precisar dela, já que o mecanismo de buscas de Windows reconhece metadados. Para quem o usa profissionalmente, este recurso é de um valor inestimável. Incidentalmente: os metadados variam com o tipo de objeto. Experimente selecionar tipos diferentes e verifique.

Finalmente repare no Painel de detalhes exibido na base da figura. Ele corresponde a uma situação na qual eu selecionei diversos arquivos de imagem (no caso, 40) no painel da direita. Veja que o Painel de detalhes exibe apenas as características comuns (no caso, a câmara usada para obtê-las). Mas mostra o número de objetos selecionados e, no item "Tamanho", o total do espaço em disco ocupado por eles. Justamente a informação que precisamos.

Aquele painel na base da janela para o qual raramente olhamos, quem diria, pode ser de imensa utilidade quando sabemos usá-lo. Bom proveito.

Clique para ampliar...

Figura 1



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]