Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
30/08/2012
< Dica de senha >

Hoje em dia, com a disseminação das redes sociais, sincronização de contas de correio eletrônico, programas e serviços que gerenciam ao mesmo tempo agendas telefônicas e de compromissos e coisas que tais, é enorme a quantidade de dados pessoais mantidas em nossos computadores, alguns deles altamente confidenciais. Evidentemente há que se tomar medidas para proteger cada um deles. Mas convém lembrar que para chegar a eles é preciso entrar em sua conta de Windows. Portanto, o primeiro passo para garantir uma proteção segura aos dados confidenciais guardados em seu computador é proteger com senha o acesso à sua conta de usuário de Windows. De preferência escolhendo uma senha difícil de ser descoberta, ou seja, evitando usar como senha o nome do clube de futebol preferido, sua data de nascimento, nome de familiares ou bicho de estimação e coisas similares. Em suma, use uma "senha forte". O problema é que as senhas fortes, justamente por serem difíceis de quebrar, são igualmente difíceis de lembrar. O que acaba criando um dilema.

Mas o que é uma senha forte? Bem, segundo os especialistas, o requisito mínimo para que uma senha receba tal classificação é ter pelo menos oito caracteres e misturar algarismos com letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. E mais: estes mesmos especialistas lembram que por mais forte que seja a senha, usá-la indefinidamente acaba transformando-a em uma senha fraca não pelo fato de facilitar que seja quebrada, mas por aumentar muito o risco de que ela seja "descoberta" por terceiros. Portanto deve-se usar uma senha forte, alterá-la periodicamente e, ainda assim, garantir que não será esquecida.

Este último ponto, naturalmente, é quase impossível. Como se pode garantir que não se vai esquecer de uma coisa que por definição é difícil de lembrar e que muda periodicamente?

Bem, justamente para resolver este problema Windows criou a Dica de Senha. Que, como o nome sugere, é uma "dica" que não revela, mas ajuda a lembrar da senha. E que aparece na tela de registro toda vez que se digita uma senha errada – ou seja, fica exposta ao público.

Sendo assim, o primeiro ponto a considerar é que a dica deve ser discreta, indicando mas não revelando a senha. Então vou sugerir uma estratégia (mas, levando em conta que você a esta lendo aqui, não será muito segura posto que certamente outras pessoas a lerão, portanto que ela sirva apenas de exemplo). Escolha um dado numérico de pelo menos seis algarismos ligado a uma pessoa que conste de sua agenda de contatos. Pode ser a data de nascimento, número de telefone, CEP ou qualquer outra coisa – desde que seja usado sempre o mesmo tipo de dado quando alterar a senha. Inclua este número na senha, seguido ou precedido de duas ou mais iniciais da pessoa, a primeira em minúscula e as demais maiúsculas. E use como dica de senha algo que o faça lembrar desta pessoa e que não seja de conhecimento público. Mude a senha periodicamente usando sempre o mesmo padrão e não se esqueça de mudar a dica. E tenha certeza que a única cópia de sua agenda não está no computador que você acaba de proteger com a senha, naturalmente. Assim, se esquecer a senha, basta entrar com qualquer número, esperar aparecer a dica e consultar sua agenda.

Repetindo: o que foi dito acima serve apenas como ilustração. Você pode usar o local de nascimento, a rua onde a pessoa mora, em suma, qualquer dado alfabético combinado com qualquer dado numérico, ambos ligados à pessoa, desde que sempre os mesmos ao trocar de senha. Seja imaginativo. Use sua criatividade. E para inserir a dica, abra o Painel de Controle, passe para "Contas de Usuário e Segurança Familiar", clique em "Alterar senha de Windows" no grupo "Contas de Usuário" para abrir a janela correspondente, clique em "Alterar sua senha", entre com a senha atual e com a nova senha, repita para confirmar, digite sua dica de senha na caixa correspondente e saia clicando em Alterar Senha. E sinta-se mais seguro.



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]