Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
04/10/2012
< Atribuindo uma função ao botão liga/desliga >

Você liga o computador premindo o botão liga/desliga (um "hardware") do gabinete. E muito provavelmente você o desliga clicando em outro botão, o "desligar" do menu Iniciar, mas desta vez o botão é um "software". Este procedimento, adotado pela maioria dos usuários, faz com que o botão do gabinete se torne completamente inútil depois que a máquina é ligada.

Já o botão "Desligar" do menu Iniciarestá sobrecarregado de funções. Clique na seta à sua direita e veja-as todas: "Trocar de usuário", "Fazer logoff", "Suspender","Bloquear", "Reiniciar" e"Hibernar" (esta, somente se o hardware fornecer suporte a ela). Deixemos as três primeiras de lado e nos fixemos nas três últimas, "Suspender", "Hibernar" e "Reiniciar".

A primeira, "Suspender", põe o micro em um estado de dormência: ele permanece ligado, porém a execução dos programas é suspensa, nada aparece na tela e o consumo de energia se reduz ao mínimo. Basta, porém, mover o mause ou teclar algo que o micro volta ao trabalho quase imediatamente, exatamente no ponto em que estava quando seu estado foi suspenso.

A segunda, "Hibernar", faz com que o micro seja efetivamente desligado. Antes, porém, um "instantâneo" da memória e do estado do processador é copiado no disco rígido e, ao religar a máquina, tudo retorna ao local original, fazendo com que o computador reassuma o trabalho exatamente no ponto em que foi interrompido para hibernar. Como se vê, a função é muito parecida com a anterior. A diferença é que, em virtude do maior tempo consumido para transferir os dados para o disco rígido e, ao retornar,trazê-los de volta para os locais originais, o tempo requerido para retornar da hibernação é maior do que para voltar dasuspensão. Por outro lado o consumo de energia durante a hibernação é nulo, já que a máquina foi desligada – um ponto importante para quem usa micros portáteis e deseja economizar carga de bateria.

Finalmente, "Reinicializar" todo o mundo conhece: é o mesmo que "Desligar" (os programas são fechados ordenadamente), mas a máquina é religada em seguida.

Agora que já revisamos os conhecimentos necessários, vamos providenciar uma forma de otimizar o uso dos botões. Primeiro, o do botão liga/desliga do gabinete. Por que não lhe atribuir uma função mais nobre em vez de deixá-lo lá, parado, observando o resto trabalhar? É simples. Abra o grupo "Sistema e Segurança" do Painel de Controle e clique no atalho ("link") "Alterar o funcionamento dos botões de energia" do grupo "Opções de Energia". O conteúdo da janela que se abre depende das características do hardware, mas certamente haverá pelo menos uma entrada, a que diz: "Quando eu pressionar o botão de energia:" seguida de um menu de cortina com as opções "Nada a fazer", "Suspender", "Hibernar" e "Desligar" (ver figura). O dito "botão de energia" nada mais é que o botão liga/desliga do gabinete. A escolha é sua. Se você pretende alterar a função do outro botão "Desligar" (o do menu "Iniciar"; já veremos como), pode escolher "Desligar" para o botão do gabinete e passar a desligar a máquina com ele. Se preferir continuar desligando com o botão do menu Iniciar, então escolha "Hibernar" para o do gabinete se a máquina for portátil ou "Suspender" se for de mesa.

Vamos supor que você tenha escolhido "Desligar" para o botão do gabinete. Agora você tem duas formas de desligar a máquina: este botão e o "Desligar" do menu "Iniciar". Vamos acabar com esta duplicidade atribuindo outra função a este último. Clique com o botão direito do mause sobre o botão "Iniciar" e escolha a opção "Propriedades" para abrir a janela já na guia "Menu Iniciar". No alto, junto a "Botão de energia", que agora se refere ao botão do menu Iniciar("software"), há uma seta que abre o menu de cortina com as opções para este botão. Clique em uma delas (sugiro "Suspender" ou, se estiver disponível e se a máquina for alimentada à bateria,"Hibernar") e agora cada botão tem sua função. Prático, pois não?

Figura 1



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]