Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
25/10/2012
< Windows 8 – Modo de Usar >

Windows 8 chega hoje. Alguns leitores que não pretendem instalá-lo tão cedo perguntarão: e dai? Mas há ainda os que gostam de novidades e estão ávidos para instalar o novo sistema em suas máquinas. Alguns destes, provavelmente a maioria, já o fez com a versão beta, a versão RC ("Release Candidate") que a sucedeu ou até mesmo a versão final que já foi parcialmente liberada há cerca de um mês pela MS. É para estes que esta coluna terá maior interesse. Pois ela tem por objetivo orientar o usuário em seus primeiros passos na nova interface Metro e ensinar como se manter produtivo executando nela seu trabalho habitual e tarefas diárias.

Vou presumir a hipótese mais provável: a instalação de Windows 8 foi feita em uma máquina de mesa ("desktop") ou portátil tipo "notebook" com um único monitor e usando a opção de instalar o sistema "por cima" do anterior, preservando assim dados e programas. Neste caso, ao ligar a máquina e nela se registrar (fazer "login") o usuário irá se deparar com a tela de abertura da interface Metro (ver figura). Minha primeira sugestão é: não lhe faça caso. Para começar, principalmente se você está habituado com a interface de Windows 7, sua velha área de trabalho e seus ícones, simplesmente faça de conta que a interface Metro não existe.

Bem, mas ela está ali em sua frente, tapando toda a tela, então como ignorá-la? Fácil: um único toque na tecla Windows (aquela que fica a esquerda da barra de espaços de seu teclado e exibe a bandeirinha característica de Windows) a fará desaparecer – mas cuidado, que um segundo toque a fará retornar (se isto não funcionar, um único clique do mause em um dos retângulos maiores, aquele com a imagem de sua conhecida Área de Trabalho, fará o mesmo efeito). Agora você está diante de algo que lhe é mais familiar: a mesma Área de Trabalho de sua antiga versão Windows 7 e, se a migração foi feita com sucesso, os mesmos ícones dos programas na mesma posição. Até sua conhecida Barra de Tarefas estará presente cumprindo as mesmas funções. Só o que estará faltando é o Menu Iniciar, que se foi para sempre. Mas logo voltaremos a falar no assunto e veremos uma forma de trabalhar sem ele.

Mas então para que serve a tal interface Metro? Bem, serve para um bocado de coisas, mas não esqueça que nosso objetivo hoje é continuar nos mantendo produtivos "apesar" dela. Então a deixe sossegada em seu canto. Quando tiver uma folga, pressione novamente a tecla "Windows" que ela voltará e você poderá explorar com calma seus novos recursos. Mas, no início, simplesmente a ignore e continue trabalhando com sua boa e velha Área de Trabalho.

A primeira coisa que você notará é a ausência de seu Menu Iniciar. E, nele, o que mais faz falta é a lista "Todos os programas". Não se aflija: tecle "Win+Q" (ou seja, a combinação da tecla Windows com a letra "Q") e a interface Metro voltará à vida, mas desta vez mostrando ícones quadrados de todos os programas instalados no micro. Não é a mesma coisa que a lista "Todos os programas", mas "quebra o galho". Outros itens do menu Iniciar, como o "Painel de controle" (que, encontrado, continua "ativo e operante"), são acessíveis com o atalho "Win+I".Como você vê, terá que aprender e se habituar a usar os atalhos de teclado mais úteis. Veja aqui <http://www.winsupersite.com/article/windows8/master-keyboard-shortcuts-143689>umalista dos mais usados. E depois que descobrir como ter acesso aos recursos que usa habitualmente, poderá continuar trabalhando com sua Área de Trabalho como no Windows 7.

Finalmente, uma coisa que costuma perturbar os novatos: os aplicativos Metro ocupam a tela inteira e não apresentam aquele conhecido "X" para fechar a janela. Nas telas sensíveis ao toque, são fechados arrastando-os para baixo com o dedo. E nos desktops? Bem, nestes use o seguinte macete: mova o ponteiro do mause para o topo da tela até que ele se transforme em uma pequena mão espalmada. Agora, clique e o arraste até a base da tela. A janela inicialmente diminuirá, depois fechará. E isto encerra o "guia de sobrevivência na interface Metro". Com ele você poderá explorar o novo ambiente enquanto continua produtivo.

Clique para ampliar...

Figura 1



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]