Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
22/11/2012
< Microsoft Security Essentials >

Esforçando-me um pouco eu posso entender a existência de usuários que não façam cópias de segurança regularmente. Nestes vinte e poucos anos em que estão no mercado, os discos rígidos para computadores pessoais aumentaram muito sua confiabilidade e relatos de perda de dados são cada vez mais raros. É fato que, quando acontecem, a desgraça é a mesma: vão-se os dados e muitas vezes perde-se documentos irrecuperáveis, como fotos de entes queridos que já não mais estão entre nós e coisas que tais, portanto a gravidade do desastre em nada mudou em todos estes anos. Mas mudou a confiabilidade dos discos, o que passa uma falsa sensação de segurança que por sua vez faz com que usuários sintam que falhas fatais de discos são como certas doenças: só acontecem com os outros. Assim, entendo que exista quem use micro sem criar cópias de segurança– o que não me impede de considerar tal procedimento tão estúpido que beira a insanidade. Porém, pelas razões expostas, compreensível.

O que eu não consigo entender, por mais que me esforce, é que exista gente que use seu computador sem qualquer proteção contra vírus e outros programas mal intencionados. Particularmente se forem usuários de Windows, o sistema operacional que, por ser o mais popular, é o alvo preferido dos mequetrefes que desenvolvem estas pragas. E se você considerar que, assim que percebe que a máquina não está protegida seja porque não foi instalado um programa que a proteja, seja porque as "definições de segurança" do programa instalado não estão atualizados, o próprio Windows avisa com um alerta na Área de Notificação do Sistema (o trecho da extremidade direita da Barra de Ferramentas) não há qualquer desculpa para não instalar proteção. Nem mesmo razões econômicas.

Isto porque a comparação do custo de um bom pacote de proteção com o benefício que ele propicia protegendo a máquina é sempre compensadora. Ainda mais quando o pacote é gratuito. E se você não confia em versões gratuitas de programas pagos, sempre pode apelar para uma solução, também gratuita, de muito boa qualidade: o pacote de proteção Microsoft Security Essentials, desenvolvido pela própria MS, capaz de se integrar ao sistema operacional e disponível a custo zero na página "Proteja seu computador" do próprio sítio da empresa em <http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/security-essentials-download>.

O pacote consta de um conjunto de programas que, depois de instalados, se escondem nas entranhas da máquina e permanecem rodando em segundo plano durante todo o tempo em que o micro está ligado. Rodam silenciosamente, somente se manifestando quando encontram uma ameaça, e protegem a máquina não apenas contra vírus mas também contra outros tipos de programas mal intencionados, como programas espiões e cavalos de Troia. E como o pacote foi desenvolvido pela própria MS para rodar em Windows, seus programas integram-se perfeitamente ao sistema operacional, consumindo o mínimo indispensável dos recursos da máquina e sem interferir com as tarefas que rodam em primeiro plano.

Para obter o programa basta entrar na página cujo endereço foi fornecido acima, clicar no botão "Download" e confirmar que deseja salvar o arquivo "mseinstall.exe" de pouco menos de treze MB. Após a transferência do arquivo, basta executá-lo para que a instalação seja feita.

Terminada a instalação, o próprio programa iniciará a atualização das definições de vírus e programas mal intencionados e, ao findar, solicitará permissão para fazer uma varredura na máquina. Aceite. Depois, basta configurar o pacote para fornecer proteção máxima e efetuar atualizações automaticamente. E esquecer. A partir de então, de quando em vez, faça uma varredura completa por sua conta por segurança. E considere sua máquina protegida. É de graça, é simples e não dá trabalho. Agora, diga-me lá: há alguma justificativa para não usar?



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]