Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
27/12/2012
< Diquinhas Windows 8 >

Captura de Tela: se você deseja simplesmente capturar a tela para colá-la em um programa gráfico qualquer, prema a tecla PrtScr uma única vez para fazer com que o conteúdo da tela seja armazenado na Área de Transferência. Para colá-lo, abra o programa desejado e acione a tradicional combinação "Ctrl+V". Mas se você desejar que o conteúdo da tela, além de capturado, seja gravado como uma imagem no formato .Png diretamente na pasta "Captura de telas" de sua biblioteca "Imagens", acione a combinação de teclas "Windows+PrtScr". Se você usa mais de um monitor, o conteúdo de todas as telas será capturado na mesma imagem.

Encaixando aplicativos abertos nas laterais da tela: Em Windows 8 é possível manter até dois aplicativos abertos e rodando simultaneamente, encaixados nas laterais da tela e sendo atualizados como se fossem janelas na antiga Área de Trabalho de Windows. A única restrição é que ambos os aplicativos devem usar a interface Metro, ou seja, tenham sido desenvolvidos para Windows 8 (é fácil distinguir: este tipo de aplicativo só abre em tela cheia e não tem barra título ou moldura inferior). Note que esta limitação não é tão restritiva quanto parece à primeira vista, já que os demais aplicativos, aqueles desenvolvidos para versões até Windows 7 inclusive, podem ser abertos na própria Área de Trabalho a que se tem acesso da tela Iniciar e, neste caso, pode-se abrir quantas janelas se quiser. Mas vamos lá: para encaixar um aplicativo Windows 8 em uma das laterais da tela, abra-o, mova o cursor do mause para o topo de janela até que ele adquira aquele aspecto de mão espalmada, clique com o botão esquerdo e arraste o cursor para baixo. O conteúdo da tela do aplicativo se reduzirá para uma janela que pode ser movida. Se você a arrastar até a moldura inferior da tela, o aplicativo será fechado. Se, no entanto, a arrastar para uma das laterais da tela até que a janela assuma um aspecto alongado na vertical, ao soltá-la o aplicativo permanecerá encaixado na lateral ocupando menos de um terço da tela. O (prático) atalho de teclado para esta função é "Windows+." (tecla Windows combinada com a tecla do sinal de pontuação "."). A qualquer momento, mover o ponteiro do mause para o canto superior esquerdo da tela e arrastar para baixo exibirá as miniaturas de todos os aplicativos Windows 8 (mas somente os que usam a interface Metro) que estão rodando. Um clique na miniatura o abrirá em tela cheia.

Ocultando notificações: Uma das características mais benvindas de Windows 8 são as notificações. Pois alguns dos ícones retangulares que aparecem na tela inicial (que a MS chama de "blocos") não são apenas ícones, mas aplicações ativas. Assim, o bloco correspondente à agenda, mesmo que você não solicite a sincronização, vai sendo atualizado na medida em que os horários dos compromissos se aproximam, o bloco de correio eletrônico exibe dinamicamente o número e um resumo das mensagens recebidas e assim por diante. Mais que isto: por padrão, quando uma nova mensagem chega ou se aproxima a hora de um evento, Windows 8 emite uma notificação na tela de abertura, em geral acompanhada de um discreto sinal sonoro. Estas notificações são extremamente úteis, não são muito intrusivas e desaparecem depois de alguns segundos. Apesar disto, quando se está imerso em um trabalho absorvente que exige o máximo de concentração, elas podem atrapalhar em vez de ajudar. Por isto você pode, com dois cliques, inibi-las por determinados períodos de tempo. Para isto, mova o cursor até o canto inferior direito da tela, clique em "Configurações" na barra que então se abre, clique em "notificações" e escolha entre interromper o serviço por uma, três ou oito horas. Para selecionar aplicativos autorizados a emitir notificações, abra "Configurações" como acima, clique em "Mudar configurações do computador", em "Notificações e divirta-se.

Esta coluna foi editada antes do Natal que, no entanto, já haverá ocorrido quando você a ler. Então, que seu Natal tenha sido muito feliz e seu 2013 venha prenhe de realizações.



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]