Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
10/01/2013
< Correção Ortográfica no Android >

Os dispositivos Android, inclusive telefones, trazem um tesauro (que alguns erroneamente chamam de "dicionário") com uma lista de palavras que servem para aferir a ortografia (e sugerir alternativas corretas) quando a correção ortográfica está habilitada (se não sabe habilitá-la, espere um pouco que logo descobrirá como fazê-lo). Pouca gente se dá ao trabalho de utilizar este recurso, mas para mim ele tem se mostrado bastante útil.

Acontece que nenhum sistema de correção ortográfica é completo. Alguns usuários empregam palavras de vocabulários especializados, acrônimos, palavras "inventadas" para a comunicação coloquial muito usada nos sistemas de SMS,e não há tesauro que as contenha todas.

Quando o sistema de correção ortográfica flagra uma destas palavras, a assinala como incorreta. E se a correção automática estiver habilitada, a palavra tida como errada é substituída por aquela que o sistema de correção considera mais adequada e por vezes os resultados são desastrosos. Ou, no mínimo, risíveis.Para evitar isto, todo bom sistema que adota correção ortográfica oferece um meio de "incluir palavras no dicionário", ou seja, fazer com que certas palavras que o sistema de correção ortográfica considerou equivocadamente grafadas passem a fazer parte do tesauro e, daí em diante, sejam consideradas corretas e permaneçam no texto. E com o Android não poderia ser diferente.

Na versão 4 do Android, há diversas formas de fazê-lo. As duas primeiras são especialmente práticas porque podem ser acionadas enquanto a mensagem está sendo digitada, o que facilita bastante a inclusão. Vamos a elas e, depois, veremos uma terceira forma, mais trabalhosa porém genérica, já que funciona mesmo em algumas versões anteriores.

Imagine que, durante a digitação de um texto (no exemplo usei uma mensagem, mas funciona em qualquer texto sujeito à verificação ortográfica) você entrou com uma palavra que o sistema de correção ortográfica desconhece (no caso da janela "1" da figura, a palavra "arqueas", em biologia os indivíduos de um dos sub-reinos do reino monera). Repare que logo acima do teclado virtual, em azul, além do próprio vocábulo, aparecem duas sugestões: "arque as" e "arquéias". Esta última também é considerada correta, de modo que se você a preferir, simplesmente toque nela, fazendo-a substituir o termo assinalado no texto (é assim que funciona o corretor ortográfico: sugerindo grafias corretas que podem substituir as equivocadas com um mero toque sobre a tela). Mas você pode não apenas preferir usar a outra forma, "arqueas", também correta, como também adicioná-la ao tesauro para que ela não mais seja assinalada como errada. Para isto basta tocar o termo em azul,assinalado acima do teclado. Isto fará a tela assumir o aspecto da janela "2" da figura, com a mensagem: "Toque novamente para salvar". Mais um toque e o termo é adicionado ao tesauro.

Agora, a segunda forma. Imagine que você terminou de digitar o texto e o está revendo. Neste caso as palavras tidas como erradas pelo sistema de correção ortográfica são sublinhadas em vermelho, como na janela "A" da figura e não mais aparecem as sugestões acima do teclado. Imagine que você deseja corrigi-la ou acrescentá-la ao tesauro. Dê dois toques rápidos sobre a palavra e aparecerá o menu da janela "B" da figura. Que, além de oferecer diversas sugestões, dá ainda a oportunidade de adicionar o termo ao "dicionário" ou exclui-lo.

Agora ao método genérico, mais prático quando se tem uma lista de palavras e se pretende inclui-las todas de uma vez (além de funcionar em algumas versões anteriores). Abra as "Configurações" e procure por "Idioma de entrada". Aí você encontrará, entre outras, as entradas "Correção ortográfica" (com uma caixa que permite habilitá-la ou desabilitá-la) e "Dicionários Pessoais". Toque nesta última, depois na opção do dicionário (provavelmente "Português-Brasil"), e toque no sinal de adição que então aparece para incluir novos termos. É simples assim. Dá um pouco de trabalho, mas torna muito mais fácil escrever corretamente.

Figura 1



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]