Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
17/01/2013
< Baixando imagens ISO de Windows 7 >

Há alguns anos, quando se comprava um micro portátil com Windows instalado, o pacote trazia manuais detalhados, CDs com gerenciadores de dispositivo ("drivers") e, o mais importante, um disco de instalação do sistema. A "chave do produto", comprovação de que a cópia do sistema operacional era legal e usada para "ativá-lo", era fornecida juntamente com o manual ou impressa em um adesivo colado na face inferior do micro. Desta forma, se o disco rígido do micro sofresse um dano que tornasse seu conteúdo inacessível, trocava-se o disco rígido (uma tarefa mais fácil do que parece e que pode ser feita por qualquer usuário com um mínimo de experiência) e se reinstalava o sistema a partir do zero, ativando-o com a chave.

Hoje em dia as coisas mudaram. Alguns portáteis vêm acompanhados apenas do cabo de energia, do carregador e de um folheto com mínimas instruções sobre como ligar e começar a utilizar o micro. Alguns trazem uma "imagem ISO" do CD do sistema operacional em uma partição independente que contém ainda dados e rotinas para reconstituir o sistema caso seus arquivos venham a ser corrompidos.  A ideia é permitir que, em caso de falha, o usuário recupere o sistema a partirdestes dados e rotinas. E se o dano comprometer o acesso a esta partição o usuário pode reinstalar o sistemausando um disco que ele mesmo teria gravado previamente a partir da imagem ISO nela fornecida.

Uma imagem ISO é um arquivo que armazena, byte a byte, todo o conteúdo de um disco. Para reconstituir o disco a partir de sua imagem, usa-se um programa (eu sugiro o excelente ImgBurn, gratuito e fácil de usar). Reconstituído o disco de sistema, pode-se usá-lo para reinstalar o SO. Isto feito, basta ativar o sistema com a chave fornecida com o micro. Mas para isto, naturalmente, é necessário dispor do disco de sistema. E, como atualmente ele raramente é fornecido com o micro, recomenda-se reconstitui-lo a partir da imagem contida no disco rígido do micro (quando ela é fornecida, o que nem sempre acontece) assim que possível. E poucos o fazem. Resultado: em caso de perda do disco rígido, fica-se com um micro sem SO.

A maioria acaba instalando uma cópia pirata, praticando uma ilegalidade. E, no entanto, têm direito a reinstalar o sistema original e ativá-lo com a chave do produto fornecida com o micro. Mas para isto precisam de uma imagem ISO legal do sistema operacional para reconstituir um CD de sistema a partir dela, reinstalar o sistema com este disco e ativá-lo com a chave do produto. A questão é: como conseguir uma imagem ISO legal do sistema operacional.

Desde que a Microsoft associou-se à empresa Digital River,esta mantém, em seus servidores, arquivos de imagens ISO das versões mais recentes de Windows 7 que podem ser baixadas, legalmente, por qualquer usuário. É claro que para ativá-las é preciso uma chave de produto legalmente adquirida, mas no caso em tela o usuário dispõe da que foi fornecida com o micro. O único problema é saber que versão de Windows estava instalada no disco rígido perdido para baixar a imagem correspondente. Baixado o arquivo, basta usá-lo para reconstituir o disco de instalação do sistema, instalá-lo e, depois, ativar com a chave do produto fornecida com o micro. Os URLs de onde imagens ISSO decada versão podem ser obtidas são:

Windows 7 Ultimate SP1 x86: http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59463.iso

Windows 7 Ultimate SP1 x64:http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59465.iso

Windows 7 Professional SP1 x86: http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59183.iso

Windows 7 Professional SP1 x64: http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-59186.iso

Windows 7 Home Premium SP1 x86: http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-58996.iso

Windows 7 Home Premium SP1 x64: http://msft.digitalrivercontent.net/win/X17-58997.iso

O único problema é que estas imagens ISO são de versões de Windows em inglês. Mas não se aflija que na próxima coluna veremos como vertê-las para nosso português.



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]