Escritos
B. Piropo
Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques >
Volte de onde veio
28/02/2013
< Enviando fotos na hora >

Os novos telefones espertos com sistema operacional Android oferecem funções impensáveis há poucos anos. Uma delas, que um número razoável de usuários talvez conheça mas, mesmo entre estes, poucos se deram conta de quanto ela pode ser útil, é a capacidade de inserir imagens e até mesmo fotos obtidas na hora com o próprio celular para ilustrar um assunto.

Que eu saiba, a maioria dos usuários que conhece esta função a usa para enviar fotos de si mesmos ou das vizinhanças, geralmente durante viagens. Mas imaginem agora o seguinte cenário: você viaja ao exterior e um amigo ou parente lhe faz uma encomenda de um pequeno objeto (se a encomenda for grande, pesada ou incômoda, o solicitante pode até ser parente, mas dificilmente poderá ser chamado de amigo). Digamos: um controle remoto para comandar apresentações PowerPoint que ele comprou em uma determinada loja em Timbuctu, no Mali, quando lá esteve de férias, mas se extraviou. E imaginemos ainda que por acaso você está visitando esta aprazível capital do continente Africano em viagem de recreio (dizem que a paisagem lá é belíssima, especialmente se apreciada nos intervalos dos tiroteios).

Como seu amigo lhe deu o endereço da loja onde comprou o controle e as especificações do dito, lá se vai você em busca do objeto. Que, no entanto, não encontra na loja. Mas encontra algo parecido. O que fazer? Comprar mesmo não sendo idêntico ao objeto encomendado correndo o risco de não satisfazer as necessidades de seu amigo ou não comprar correndo o risco de passar por indelicado? Se pelo menos ele pudesse ver o controle remoto disponível e decidir por si mesmo se aquele modelo lhe serve as coisas ficariam bem mais fáceis...

É aí que entra o telefone esperto e as facilidades do bate-papo ("chat") de programas como por exemplo o Facebook para Android, que permite comunicação imediata com amigos desta rede social. Da própria loja, com seu telefone esperto e usando a conexão WiFi oferecida por ela (as boas lojas de Timbuctu oferecem conexão gratuita) você inicia um bate-papo com seu amigo, explica a situação, tira uma foto do controle remoto ali mesmo e imediatamente a envia para o amigo, permitindo que ele mesmo decida se vale ou não a pena comprá-lo.

Mas como se faz isto? Bem, costuma ser muito simples. O problema é que há na Play Store seis ou sete programas que permitem acesso ao Facebook e em cada um deles o procedimento varia um pouco. Mas em geral a variação é pequena, de modo que acompanhando o procedimento descrito abaixo para o programa "Facebook" e usando um pouco de astúcia, engenho e arte, você facilmente chegará lá. Então vamos adiante.

O primeiro passo é iniciar o bate-papo com o amigo. Isto feito, explique a situação e diga que vai enviar a foto. E acione o sinal de adição à esquerda da caixa de entrada de texto assinalado com um círculo na imagem da esquerda da figura. Imediatamente abre-se a janela exibida na figura central que permite, além de enviar uma foto tirada na hora, escolher uma previamente arquivada no telefone, selecionar uma imagem qualquer ainda que não seja foto, adicionar um "emoticom" ou até mesmo enviar uma mensagem de voz. Nesta janela, toque no ícone da câmara fotográfica assinalado com a seta na imagem do centro. Isto fará com que a câmara fotográfica do telefone seja acionada. Focalize o objeto, acione o obturador da máquina e toque no ícone da direita, em forma de "V", para voltar ao bate-papo já com a imagem pronta para ser inserida. Se quiser, acrescente um texto explicativo. Terminou? Toque em "Enviar".

O que seu amigo receberá será algo muito semelhante ao mostrado na imagem da direita. Ele pode então decidir se aquele dispositivo lhe serve ou não e decidir se vale a pena comprá-lo.

Este foi um exemplo simples que resolve um problema e tanto. Mas as possibilidades de mandar imediatamente uma foto obtida na hora para um correspondente em qualquer local do planeta abre possibilidades que só dependem de sua criatividade. Bom proveito.

Figura 1

 



B. Piropo


URL: http://www.bpiropo.com.br
Copyright Benito Piropo Da-Rin
WebMaster:
Topo da Página
Atualizada em
(MM/DD/AA) + Hora
Wagner Ribeiro ]